InícioMapa do TesouroDezembro Vermelho: Prefeitura de Ribeirão Pires já realizou mais de 1.700 testes...

Dezembro Vermelho: Prefeitura de Ribeirão Pires já realizou mais de 1.700 testes durante o mês de conscientização ao HIV e ISTs 

Com ações extramuro, equipes de saúde reforçaram as ações e estimularam a realização de testes em prol da prevenção 

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, intensificou as ações de combate ao HIV e ISTs durante o Dezembro Vermelho. Com a campanha Fique Sabendo, realizada pelo Governo do Estado, e também as ações municipais, as unidades da Atenção Primária – UBS e USFs – e o Serviço de Atenção Especializado realizou cerca de 1.745 testes de HIV, sífilis, Hepatites B e C, além da distribuição do autoteste. 

Equipes de saúde estão promovendo testes em locais como a Casa da Acolhida, OAB, entre outros, além da realização de testes gratuitos, com resultados em 30 minutos, realizados nas unidades de saúde e também no Serviço de Atenção Especializada (SAE). 

A coordenadora do serviço de infectologia de Ribeirão Pires, Nanci Garrido, destaca que as iniciativas promovidas pela Prefeitura têm como objetivo estimular a realização de testes e combater tabus relacionados ao tema, reforçando a importância dessas ações para a saúde pública. “Nosso compromisso é incentivar o diagnóstico precoce e promover a conscientização da população. Queremos derrubar barreiras e mostrar que cuidar da saúde é um ato de prevenção e cuidado com a vida”.
Atualmente, o SAE acompanha 397 pessoas em tratamento contra o HIV. Vale destacar a queda no número de casos diagnosticados entre 2021 e 2024. De janeiro a novembro deste ano, foram registrados 14 novos casos, o menor número do período, representando uma redução de 44% em relação a 2021, quando 25 casos foram contabilizados, o maior índice registrado neste intervalo.

O equipamento da Prefeitura realiza testes e tratamentos de forma gratuita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Oferece o serviço também nas unidades da Atenção Básica – USF e UBS -, exceto para tratamento de sífilis, hepatites e HIV. Além disso, a equipe realiza diversas atividades extra muro, com testagens em comunidades terapêuticas, orientações e também promove atividades educacionais.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher