Iniciativa busca promover a orientação sobre combate às notícias falsas e uso responsável das redes sociais; atividade é direcionada a diferentes públicos da sociedade civil organizada
O projeto “Colaboração”, promovido pela Secretaria de Comunicação Pública de Suzano, já capacitou 808 pessoas ao longo de seus dois anos de atuação. A iniciativa foi desenvolvida com o objetivo principal de fortalecer a integração da comunidade junto à prefeitura e combater a disseminação de notícias falsas, oferecendo ações educativas focadas no uso consciente e responsável das redes sociais. Os eventos são realizados com o apoio do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) e ocorrem no Cineteatro Wilma Bentivegna, no centro, em datas previamente agendadas e divulgadas.
Com o aumento do impacto das informações digitais, especialmente as falsas, o projeto tem se tornado uma ferramenta fundamental para a conscientização e formação de cidadãos críticos e bem informados. Por meio de palestras, rodas de conversa e outras ações educativas, os participantes são incentivados a refletir sobre o papel da comunicação na sociedade atual e a importância de disseminar conteúdo responsável e preciso.
Desde o seu lançamento, a iniciativa já realizou sete encontros, cada um voltado para um segmento específico, como comerciantes, empreendedores, líderes religiosos, servidores públicos municipais, estudantes do ensino público, profissionais da Educação, representantes de grêmios estudantis, universitários, entre outros.
Somente em 2023, foram realizadas quatro edições, alcançando cerca de 450 pessoas. Os envolvidos tiveram a oportunidade de aprender noções sobre redação de textos, fotografia e uso adequado das redes sociais, com ênfase na clareza das informações compartilhadas na internet. Além disso, abordou-se como as plataformas digitais podem ser utilizadas de maneira estratégica e responsável, favorecendo a disseminação de informações precisas. Ao longo das ações, palestrantes de diferentes áreas compartilharam seus conhecimentos com os alunos.
O último encontro deste ano, realizado em setembro, teve como tema as diferenças entre mídias sociais e redes sociais, além de discutir assuntos como “fato ou fake”, inteligência artificial e cyberbullying, abordando também temas relacionados ao mundo da comunicação e do marketing. A atividade foi assistida por cerca de 50 alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Alfredo Roberto e foi conduzida pelos estudantes do 1º e 2º semestre de Marketing do UniPiaget, sob a supervisão do professor-coordenador Hércules Moreira.
Para o secretário municipal de Comunicação Pública, Paulo Pavione, o projeto tem se mostrado efetivo, sobretudo no combate à desinformação. “É gratificante observar como, ao longo desses dois anos de projeto, muitas pessoas têm se dedicado a aprender a identificar notícias falsas e a agir de forma responsável no ambiente digital. Para alcançar esse objetivo, buscamos as melhores formas de ensinar e conscientizar o maior número possível de pessoas, visando reduzir os impactos negativos da desinformação e garantir que a internet continue sendo um espaço de aprendizado e crescimento para todos. Agradeço pelas participações especiais de diversas autoridades e dos profissionais qualificados que contribuíram para o sucesso do projeto”, declarou.
Por sua vez, o prefeito Rodrigo Ashiuchi marcou presença como convidado especial em duas ocasiões, nas quais teve a oportunidade de destacar a importância de iniciativas como essa para a cidade. “Estamos oferecendo as orientações necessárias aos munícipes sobre o uso das mídias sociais, considerando o impacto crescente dessas plataformas na vida cotidiana. Por isso, incentivamos as parcerias com outras entidades, para que possamos dialogar com toda a população, promovendo o conhecimento, a conscientização e a troca de experiências sobre os processos que envolvem a comunicação digital de maneira responsável e ética”, afirmou.