InícioMapa do TesouroNúmeros de viaturas e de armas da GCM crescem 193% e 1.416%...

Números de viaturas e de armas da GCM crescem 193% e 1.416% em oito anos

Dados demonstram que a quantidade de armas saltou de 18 para 273, enquanto que a de veículos passou de 16 para 47

A segurança pública, no que diz respeito ao que compete a uma cidade, passou por uma revolução nos últimos oito anos em Suzano, principalmente em relação a prover equipamentos para que a Guarda Civil Municipal (GCM) pudesse atuar de forma autônoma e também auxiliar as principais forças, em especial as Polícias Civil e Militar, a manter a sensação de segurança e diminuir os índices criminais. Entre esses números está a taxa de homicídios para cada 100 mil habitantes, que saiu de 13,1 em 2017 para 2,92 neste ano, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública até outubro, o que representa uma queda de 77%, bem próximo da média registrada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) no mundo todo.

Para que Suzano chegasse a este número, um dos fatores considerados é o aumento nos números de veículos e de armas à disposição dos agentes. Em 2017, a GCM de Suzano dispunha de 16 viaturas e 18 armas, mas vai terminar a atual gestão 47 veículos e 273 armamentos, um aumento de 193% e 1.416%, respectivamente. Esta elevação é consequência de emendas parlamentares, doações e recursos próprios da administração municipal.

Importante destacar que os crescimentos não ocorreram de um dia para o outro, mas são fruto de um trabalho contínuo ao longo dos anos para equipar a GCM de Suzano, o que resultou nos números atuais. Entre os armamentos estão revólveres, pistolas, fuzis, espingardas e carabinas. Já em relação aos veículos, os GCMs utilizam motocicletas, picapes e carros de passeio, facilitando a cobertura dos mais de 206 mil metros quadrados de território suzanense.

Para o secretário municipal de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva, os números comprovam que a GCM de Suzano consegue prestar um serviço de mais qualidade à população, além de proporcionar aos próprios agentes instrumentos para realizar um trabalho com mais eficiência. “Hoje em dia, a segurança pública é de responsabilidade de todos e temos que fazer a nossa parte dentro daquilo que nos compete. Trazer equipamentos que possam contribuir com a queda de índices criminais, entre eles o homicídio, que é o mais grave de todos, e promover a sensação de segurança em conjunto com a Polícia Militar e a Polícia Civil são atribuições nossas e acredito que fizemos um bom trabalho ao longo da gestão”, explicou o chefe da pasta.

A opinião é compartilhada pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi, que também destacou todo esforço da administração municipal em garantir viaturas e armamentos. “Tudo isso é resultado direto de nosso trabalho. Com o apoio da Câmara de Suzano, da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), da Câmara dos Deputados, em Brasília, e de cidades parceiras, como Guarulhos, que doou parte do armamento, pudemos garantir um bom material de trabalho aos GCMs de Suzano”, finalizou o prefeito.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher