InícioMapa do TesouroCultura atende cerca de 7 mil alunos pelo Programa de Formação Artística

Cultura atende cerca de 7 mil alunos pelo Programa de Formação Artística

Iniciativa foi intensificada no pós-pandemia, contemplando cada vez mais moradores com as diferentes linguagens trabalhadas nos seis equipamentos municipais

A Secretaria Municipal de Cultura formou 6.916 alunos pelo Programa de Formação Artística (Profart) desde o período pós-pandemia de coronavírus (Covid-19), quando as atividades foram retomadas em Suzano. A partir de então, cada vez mais moradores têm sido contemplados pelas oficinas que são oferecidas nos seis equipamentos culturais da cidade. O registro da pasta revela que os últimos três balanços anuais apontam para um aumento gradual do número de munícipes que tiveram acesso às linguagens artísticas disponibilizadas, sendo 1.700 em 2022, 2.208 em 2023 e 3.008 em 2024.

Os números refletem o trabalho que é desenvolvido em cada um dos polos de Cultura do município, distribuídos nos quatro cantos de Suzano. Na região central, a referência do segmento é o Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, que formou 2.079 alunos nas oficinas de balé, street dance, teatro violão, coral, desenho, pintura em tela, iniciação artística, circo, grafitti, danças urbanas, fotografia, artesanato e ritmos. A realização das aulas contou com apoio do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) e do Instituto Thadeu José de Moraes.

No perímetro do centro expandido, o atendimento tem sido proporcionado pelo Centro Cultural Colorado Monteiro Lobato, onde foram formados 1.912 alunos nesses últimos três anos. Houve neste polo, com suporte da Fundação MGI, oferta das oficinas de teatro, balé, street dance, violão, desenho, pintura em tela, iniciação artística, circo, artesanato, ritmos e musicalização. Em outra localidade desta região, no Centro Cultural Casa Branca Fumiko Fukushima Katsumata, no Parque Residencial Casa Branca, 667 participaram de oficinas de street dance, violão, desenho, circo e teatro, com apoio da Escola Estadual Alfredo Roberto, do Parque Residencial Casa Branca.

Na região sul, o Centro Cultural Palmeiras Professor Luiz Antônio da Silva, no Parque Palmeiras, ocorreu a formação de 821 pessoas, com apoio da Escola Municipal Lídia Lima da Silva, do Jardim Planalto. Nesse espaço, foram realizadas oficinas de grafitti, balé, teatro, violão, artesanato, pintura em tela e desenho.

Já na região norte, as atividades ocorreram no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Alberto de Souza Candido, no Jardim Gardênia Azul, onde 922 alunos foram contemplados com apoio da Associação Gardênia Azul e do Instituto Virtutis, por meio das oficinas de street dance, violão, desenho, iniciação artística, teatro e circo. Por fim, nesta mesma região, ainda foram proporcionadas oportunidades para 1.165 munícipes no Centro Cultural Boa Vista Nelson da Cruz. Com apoio da Liga Desportiva Boa Vista e da Instituição Indac, houve a realização de oficinas de artesanato, pintura em tela, street dance, desenho, balé, ritmos, violão e teatro.

O secretário municipal de Cultura, José Luiz Spitti, afirmou que o Profart tem sido um mecanismo fundamental para a inserção dos munícipes nas modalidades artísticas. “São quase 7 mil alunos formados durante a nossa gestão. Temos conseguido dar acesso a diferentes oficinas para despertarmos o amor pela arte, a partir das diversas linguagens que são trabalhadas. Agradecemos o apoio das instituições e escolas que participam desse lindo trabalho”, declarou ele.

Por sua vez, o prefeito Rodrigo Ashiuchi destacou que a Cultura na cidade recebe o devido incentivo e oferece oportunidades a toda a população. “As oficinas mobilizam os nossos moradores por todos os ensinamentos que são proporcionados. Vemos a alegria dos alunos durante as apresentações e como eles evoluem com as aulas que são oferecidas em cada polo. É uma grande satisfação poder proporcionar essas atividades em Suzano, que encantam toda a família”, ressaltou o chefe do Poder Executivo municipal.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher