Atividade especial realizada no bairro supriu as dificuldades de acesso dos moradores aos postos de atendimento da Assistência Social
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social realizou na última quarta-feira (18/12) um atendimento especial na Escola Municipal Chácara Duchen, na Vila Ipelândia, para garantir os serviços do Cadastro Único (CadÚnico) a 16 famílias do bairro, tendo em vista as dificuldades de acesso destes moradores aos postos de atendimento da pasta. A equipe que foi mobilizada para este trabalho promoveu a inserção e atualização de dados dos munícipes no programa “Bolsa Família”, do governo federal, e nos benefícios que garantem tarifas sociais de energia, de água e de esgoto.
Essa iniciativa introduziu um novo modelo de atendimento sem agendamento para o CadÚnico, inicialmente direcionado às famílias de alunos da unidade escolar. A proposta deve contemplar mais famílias da comunidade, e outros territórios, levando os mesmos benefícios e agilidade no atendimento, e ainda fortalecendo a ação como um projeto de sucesso.
O CadÚnico é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias que possuem renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, ou renda mensal total de até três salários mínimos. O procedimento traz informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio e dados de cada um dos componentes da família. A partir daí, o Poder Público pode formular e implementar políticas específicas que contribuem para a redução das vulnerabilidades sociais a que esses moradores estão expostos.
As famílias com renda superior a meio salário mínimo também podem ser cadastradas, desde que sua inserção esteja vinculada à inclusão ou permanência em programas sociais implementados pelo Poder Público nas três esferas do governo. O cadastro possibilita a inclusão em outros programas e benefícios, que incluem também o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, um documento que possibilita acesso de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos.
O secretário Geraldo Garippo ressaltou a importância de garantir suporte à população que fica distante dos polos disponibilizados pela administração municipal. “A gente quer aproximar o Cadastro Único do cidadão que tem direito de participar dos programas sociais. Por isso, entendemos ser necessário oferecer esse suporte nos bairros mais afastados dos postos de atendimento relacionados à pasta, como a Chácara Duchen. Nosso objetivo é facilitar o acesso das famílias em situação de vulnerabilidade social aos serviços promovidos pela prefeitura”, disse.
Postos fixos
A Prefeitura de Suzano atende a população de forma contínua nos postos fixos de atendimento referentes ao CadÚnico. De segunda a sexta-feira, entre 8 e 17 horas, os munícipes podem tirar dúvidas sobre os programas sociais nos seguintes locais: Cad Gardênia Azul (rua Teruo Nishikawa, 570 – Jardim Varan); Cad Casa Branca (rua Maria Clara Tavares, 125 – Parque Residencial Casa Branca); Cad Centro (rua Monsenhor Nuno, 595); Cad Palmeiras (rodovia Índio Tibiriçá, 11.641 – Palmeiras); e Cad Boa Vista (avenida: Katsutoshi Naito, 955 –Sesc). Também é disponibilizado o canal “Tira-dúvidas”, por meio do WhatsApp (11) 97815-4886.