InícioMapa do TesouroCadÚnico atende famílias em escola na Vila Ipelândia

CadÚnico atende famílias em escola na Vila Ipelândia

Atividade especial realizada no bairro supriu as dificuldades de acesso dos moradores aos postos de atendimento da Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social realizou na última quarta-feira (18/12) um atendimento especial na Escola Municipal Chácara Duchen, na Vila Ipelândia, para garantir os serviços do Cadastro Único (CadÚnico) a 16 famílias do bairro, tendo em vista as dificuldades de acesso destes moradores aos postos de atendimento da pasta. A equipe que foi mobilizada para este trabalho promoveu a inserção e atualização de dados dos munícipes no programa “Bolsa Família”, do governo federal, e nos benefícios que garantem tarifas sociais de energia, de água e de esgoto.

Essa iniciativa introduziu um novo modelo de atendimento sem agendamento para o CadÚnico, inicialmente direcionado às famílias de alunos da unidade escolar. A proposta deve contemplar mais famílias da comunidade, e outros territórios, levando os mesmos benefícios e agilidade no atendimento, e ainda fortalecendo a ação como um projeto de sucesso.

O CadÚnico é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias que possuem renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, ou renda mensal total de até três salários mínimos. O procedimento traz informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio e dados de cada um dos componentes da família. A partir daí, o Poder Público pode formular e implementar políticas específicas que contribuem para a redução das vulnerabilidades sociais a que esses moradores estão expostos.

As famílias com renda superior a meio salário mínimo também podem ser cadastradas, desde que sua inserção esteja vinculada à inclusão ou permanência em programas sociais implementados pelo Poder Público nas três esferas do governo. O cadastro possibilita a inclusão em outros programas e benefícios, que incluem também o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, um documento que possibilita acesso de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos.

O secretário Geraldo Garippo ressaltou a importância de garantir suporte à população que fica distante dos polos disponibilizados pela administração municipal. “A gente quer aproximar o Cadastro Único do cidadão que tem direito de participar dos programas sociais. Por isso, entendemos ser necessário oferecer esse suporte nos bairros mais afastados dos postos de atendimento relacionados à pasta, como a Chácara Duchen. Nosso objetivo é facilitar o acesso das famílias em situação de vulnerabilidade social aos serviços promovidos pela prefeitura”, disse.

Postos fixos

A Prefeitura de Suzano atende a população de forma contínua nos postos fixos de atendimento referentes ao CadÚnico. De segunda a sexta-feira, entre 8 e 17 horas, os munícipes podem tirar dúvidas sobre os programas sociais nos seguintes locais: Cad Gardênia Azul (rua Teruo Nishikawa, 570 – Jardim Varan); Cad Casa Branca (rua Maria Clara Tavares, 125 – Parque Residencial Casa Branca); Cad Centro (rua Monsenhor Nuno, 595); Cad Palmeiras (rodovia Índio Tibiriçá, 11.641 – Palmeiras); e Cad Boa Vista (avenida: Katsutoshi Naito, 955 –Sesc). Também é disponibilizado o canal “Tira-dúvidas”, por meio do WhatsApp (11) 97815-4886.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher