InícioMapa do TesouroManutenção retira 72 tocos de árvores das calçadas em duas semanas

Manutenção retira 72 tocos de árvores das calçadas em duas semanas

Trabalho realizado entre os dias 9 e 23 deste mês melhorou mobilidade de pedestres em 22 vias, que incluíram as ruas Marechal Deodoro e Barão de Jaceguai

A Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos promoveu a retirada de 72 tocos de árvores localizadas em calçadas em duas semanas. O trabalho, realizado entre os dias 9 e 23 deste mês, teve o objetivo de melhorar a mobilidade de pedestres em 22 vias da região central. A execução das atividades ficou por conta da empresa Matec Serviços, também responsável pelas ações relacionadas à poda e supressão de árvores na cidade, que utilizou uma máquina chamada destocador para promover o trabalho. 

A partir de janeiro de 2025, outros 118 tocos serão removidos, garantindo que mais localidades do município possam ter suas calçadas restauradas, evitando irregularidades no passeio público e preservando a condição de deslocamento também das pessoas com deficiência física.

A técnica chamada de “destocamento” alcançou, em dezembro, 12 pontos da rua Marechal Deodoro; dez da rua Barão de Jaceguai; sete da rua Campos Salles; seis da Praça João Pessoa; cinco da rua Expedicionário Cabo Katsuo Miyazato; quatro da rua Aurora; três das ruas Francisco Quadra Castro, Marechal Rondon e São Luís; duas das ruas Ipiranga, Dona Laurinda Martins, Tiradentes e Basilio Valente de Aguiar; e mais duas na esquina entre as ruas Alegre e Aurora e na Travessa Guaio. Ainda foi removido um toco em cada uma das seguintes ruas: Paraná, Baruel, Portugal Freixo, Jamil Dáglia e Eliziel Alves Costa. O mesmo ocorreu na esquina das ruas 15 de Novembro e Benjamin Constant, e também na avenida Mogi das Cruzes.

O serviço é resultado de um processo que abrange também a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em sua etapa inicial. Conforme balanço apresentado pela pasta, em 11 de novembro deste ano, houve emissão de 537 laudos de autorização relacionados à arborização em vias públicas nos 15 meses anteriores a essa data.  Neste âmbito, foram contabilizadas 399 autorizações para supressão de árvores e 109 para poda. A partir daí, também passam a ser contempladas as atividades que garantem os destocamentos, sob condução da pasta da Manutenção. Uma equipe de seis funcionários foi mobilizada para realizar as intervenções relacionadas a esse trabalho específico.

O secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, destacou que as atividades concluídas neste fim de ano representam aproximadamente 37% do que está previsto no cronograma projetado para o serviço. “A primeira etapa do trabalho prevê a remoção de quase 200 tocos de árvores, o que representa um avanço significativo no conjunto de serviços associados à mobilidade. Temos a preocupação de atuar em várias frentes, de forma a qualificar os acessos para quem circula de carro e a pé pela cidade, incluindo as melhorias destinadas a facilitar a locomoção dos cadeirantes”, ressaltou.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher