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Procon destaca melhorias nos serviços e redução de reclamações nos últimos oito anos

Campanhas de conscientização, capacitação dos funcionários, entre outras ações, resultaram em uma queda de 59,9% em queixas registradas na comparação com o início do período

Um levantamento de dados realizado pelo Procon de Suzano aponta que, nos últimos oito anos, houve melhorias significativas nos serviços oferecidos à população. Essas mudanças foram impulsionadas por investimentos na infraestrutura física, modernização dos equipamentos e aprimoramento das condições de trabalho dos funcionários. Além disso, foram implementadas medidas para otimizar o atendimento ao público, incluindo a realização de campanhas e palestras informativas em épocas comerciais importantes, o que ampliou o conhecimento dos consumidores sobre possíveis golpes e erros.

Em 2017, o Procon contabilizou cerca de 3.497 reclamações, refletindo o volume de queixas relacionadas a diferentes serviços e produtos. No entanto, ao longo dos 11 primeiros meses de 2024, esse número caiu para 1.401, o que representa uma redução expressiva de 59,9%. Já os atendimentos preliminares, em que a solução ocorre de forma imediata, apresentaram um crescimento considerável em 2023, período em que o Procon registrou 332 atendimentos desse tipo, um aumento de 204% em relação aos 109 registrados em 2017.

Esse crescimento pode ser atribuído à capacitação de todos os servidores para a utilização correta do Sistema da Fundação Procon SP, da plataforma Procon Digital e do ProConsumidor, que são plataformas de atendimento ao público, permitindo o registro e tratamento de reclamações e denúncias. Além disso, foram realizados cursos de atualização e especialização, que contribuíram para aprimorar a eficiência no suporte e a resolução rápida das questões apresentadas pelos usuários.

Sobretudo, também houve aquisições de materiais de trabalho como escâneres em todas as estações de serviço, que agora permitem a digitalização de todos os documentos necessários para os usuários abrirem reclamações. Essa mudança contribuiu para a redução do uso de papel, gerando uma economia financeira para os munícipes e trazendo benefícios ao meio ambiente. Por fim, também houve a substituição de computadores antigos por equipamentos mais modernos, ação que promoveu a otimização do atendimento. Já em 2019, o espaço passou por uma reforma e revitalização completas, que incluíram a troca de pisos e instalações elétricas, criando um ambiente mais acolhedor para os suzanenses.

Durante os dois mandatos da gestão do prefeito Rodrigo Ashiuchi, diversas ações foram implementadas com o objetivo de aumentar a conscientização sobre os direitos e deveres dos cidadãos e combater práticas abusivas no comércio. Anualmente, o órgão realiza pesquisas de preços em eventos como volta às aulas, Dia das Mães, Black Friday e Natal, focando na identificação de abusos. Além disso, há a promoção de palestras em escolas, universidades e instituições de idosos para divulgar o Direito do Consumidor e alertar sobre golpes. O Procon também organiza mutirões de negociação de dívidas, auxiliando mais de cem pessoas por evento a regularizarem suas pendências com condições vantajosas.

Para a coordenadora do órgão municipal, Daniela Itice, os últimos anos foram marcados por inúmeras conquistas. Ela ressalta que, além das melhorias internas, houve a busca por uma atuação mais integrada, envolvendo as secretarias municipais, o que foi essencial para ampliar o alcance de suas ações. “Foi notável a evolução do Procon, tanto em termos de infraestrutura quanto na capacitação de nossos servidores. Buscamos sempre aprimorar o atendimento ao público, proporcionando mais agilidade e eficiência na resolução de reclamações e denúncias. A colaboração entre as secretarias e a prefeitura fortaleceu nossa atuação, tornando as políticas públicas ainda mais eficazes”, explicou.

Já de acordo com o prefeito Rodrigo Ashiuchi, a população pode perceber os resultados de todos os planejamentos e ações executados em prol dos consumidores. “A Prefeitura tem se empenhado em criar um ambiente mais justo e acessível para os cidadãos, com um trabalho contínuo de fiscalização e educação. As ações implementadas promoveram a transparência nas relações de consumo e também contribuíram para a criação de um ambiente mais seguro e informado, onde os direitos do consumidor são respeitados e as práticas abusivas, combatidas”, ressaltou o chefe do poder executivo.

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