InícioMapa do TesouroSuzano consolida comunicação eficiente com população por meio das redes sociais

Suzano consolida comunicação eficiente com população por meio das redes sociais

Com mais de 135 mil seguidores, a administração municipal, nos últimos oito anos, buscou aproximar a relação entre o poder público e os cidadãos por meio da transparência, do diálogo aberto e da divulgação de ações e programas desenvolvidos

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação Pública, fortaleceu e consolidou sua presença nas redes sociais ao longo dos últimos oito anos. Com uma estratégia bem estruturada, foram criados perfis em várias plataformas, sempre alinhados às tendências e ao comportamento digital da população, alcançando 135 mil seguidores. O principal objetivo dessa atuação foi de estreitar a relação entre o poder público e os cidadãos por meio da transparência, do diálogo aberto e da divulgação de ações e programas importantes desenvolvidos pela gestão.

Atualmente, a administração municipal está presente em oito plataformas digitais: Facebook, Instagram, X (antigo Twitter), Threads, TikTok, LinkedIn, YouTube e Flickr. Atualmente, a prefeitura realiza, em média, 420 publicações mensais, o equivalente a cerca de 14 postagens diárias.

As redes sociais mais destacadas da administração municipal são o Facebook, com 63 mil seguidores, e o Instagram, que já ultrapassou 55,5 mil. Ambas as redes sociais recebem postagens com conteúdos relevantes para a população, abordando iniciativas importantes da gestão.

“Diariamente, realizamos a publicação das ações das secretarias, com foco na orientação e na prestação de serviços à população. Nosso principal objetivo é informar todas as atividades que ocorrem na cidade, para que as pessoas possam participar e se beneficiar do trabalho do Poder Executivo, ao passo em que também buscamos promover maior transparência dos atos municipais”, disse o secretário municipal de Comunicação Pública, o jornalista Paulo Pavione.

Por meio de vídeos e recursos da plataforma, essas informações ficam disponíveis nos destaques, facilitando o acesso para todos a qualquer momento. Além disso, o site da Prefeitura de Suzano (suzano.sp.gov.br) complementa essa estratégia de comunicação digital, funcionando como uma plataforma interativa. Ele oferece acesso a diversos serviços, como a emissão da 2ª via do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), consulta a processos administrativos, informações sobre o Diário Oficial e detalhes a respeito de eventos e programas sociais promovidos pela administração pública.

Redes Sociais

Além do Facebook e do Instagram, o TikTok, com 1,2 mil seguidores e 6,9 mil curtidas, tem novos vídeos diariamente, com destaque para o “Minuto Libras”, uma série que oferece dicas e orientações sobre a Língua Brasileira de Sinais. No LinkedIn, o foco é compartilhar conteúdos administrativos e divulgar vagas do projeto “Suzano Mais Emprego”.

Já no YouTube, com 4,95 mil inscritos e mais de 400 mil visualizações, estão disponíveis 1.763 vídeos. O conteúdo inclui tutoriais sobre a ferramenta GeoSuzano, materiais educativos e aulas do curso “Promotoras Legais Populares”, que, desde o período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), segue em formato totalmente on-line. Por fim, no Flickr, principal plataforma utilizada para a divulgação de imagens públicas da Prefeitura de Suzano, já foram contabilizadas mais de 1 milhão de visualizações.

De acordo com Paulo Pavione, o trabalho realizado é fruto de planejamento estratégico e constante empenho da equipe. Ele destaca a importância do SAC 2.0, permitindo que perguntas e comentários feitos nas plataformas digitais sejam atendidos de maneira rápida e eficiente. “Garantimos que todas as mensagens sejam respondidas dentro de um dia útil, com a devida orientação e encaminhamento à Ouvidoria Municipal para resolução dos casos. Além disso, a integração entre as secretarias e o uso de soluções tecnológicas são fundamentais para fortalecer a comunicação pública e atender às necessidades da população, com a equipe trabalhando para oferecer um atendimento rápido, humanizado e resolutivo, sempre com foco na melhoria contínua dos serviços prestados”, concluiu.

Para o prefeito Rodrigo Ashiuchi, uma prefeitura que promove a transparência não só fortalece a confiança da população, mas também assegura que as ações do governo estejam alinhadas com os interesses da comunidade. “A transparência é um pilar fundamental da nossa gestão, pois acreditamos que a população tem o direito de saber o que está sendo feito com seus recursos e como as decisões estão sendo tomadas. Isso não apenas melhora a relação entre governo e cidadão como garante uma administração mais eficiente e responsável”. Ele ressaltou ainda que, com o uso das tecnologias e canais de comunicação digital, a administração municipal tem buscado cada vez mais aproximar-se dos cidadãos, garantindo que as informações cheguem de forma clara e acessível a todos.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher