Semáforo sonoro e com luz de LED e Painel de Mensagens Variáveis (PMV) são algumas das iniciativas que têm facilitado os deslocamentos em Suzano
A Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Suzano apostou em práticas inovadoras para garantir mais inclusão e segurança no trânsito. As iniciativas implementadas na cidade alcançaram vias de movimentação intensa de motoristas e pedestres, facilitando os deslocamentos por meio da instalação de semáforo sonoro, no Jardim Imperador; de semáforos com luz de LED, em dois pontos da região central; e por meio de um Painel de Mensagens Variáveis (PMV), colocado na Vila Amorim.
O semáforo com botoeira sonora para pessoas com deficiência visual foi instalado, ao fim do primeiro semestre deste ano, no cruzamento das avenidas Mogi das Cruzes e Senador Roberto Simonsen, no Jardim Imperador. O novo equipamento auxilia na travessia de pedestres que circulam pelas duas vias e conta com avisos sonoros e táteis. Para o monitoramento ideal, o mecanismo foi interligado ao Centro de Controle Operacional Semafórico (CCOS) da cidade, que funciona 24 horas por dia.
O dispositivo está em um local de grande circulação de veículos e pedestres, próximo à unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi), instituição que atende pessoas com deficiência em atividades educacionais e esportivas. Este equipamento emite alertas e conta com explicações sobre seu funcionamento disponibilizado em braile, sendo acionado de forma tátil, em três segundos, com o dedo no sensor. A partir do procedimento, o semáforo informa, por meio de um aviso sonoro, que o pedestre precisa aguardar para realizar a travessia.
Em determinado momento, o instrumento passa a emitir uma contagem de 18 segundos, que pode ser escutada tanto por pessoas que estão na faixa de pedestres quanto por motoristas que estão parados no cruzamento. Nos últimos cinco segundos, os alarmes são acelerados, indicando que o tempo para a travessia está se encerrando. Após esse tempo, a circulação de veículos volta a ser liberada.
Semáforos com LED
Neste mês de dezembro foi implantada, em caráter experimental, uma sinalização com luz de LED no semáforo que fica no cruzamento localizado entre as ruas General Francisco Glicério e Campos Salles, nos mesmos moldes daquela já instalada entre as ruas Baruel e Paulo Portela, também neste ano.
A estrutura adicionada aos semáforos busca melhorar a visualização para os motoristas, pois replica as cores vermelha, verde e amarela nas laterais dos equipamentos; e também aumenta a segurança dos pedestres com a lâmpada no solo, no mesmo espaço onde ficam as rampas de acessibilidade. Esta proposta de inserir a sinalização do semáforo também no chão visa alcançar aqueles que têm o hábito de usar o telefone celular nos momentos em que estão caminhando nas calçadas, nas oportunidades em que estão parados para atravessar as ruas e, inclusive, nas ocasiões que estão atravessando a via ao longo da faixa de pedestre.
Essa tecnologia está em fase de testes para que possa ser aplicada em outros pontos da cidade, especialmente na região central. Para o primeiro semestre de 2025, há intenção de se implantar esse tipo de sinalização entre as ruas Benjamin Constant e Felício de Camargo, outro ponto de intensa movimentação de veículos e pedestres, conforme também é verificado nos dois cruzamentos que já receberam esta estrutura acessória nos semáforos. A expectativa é de que a inovação possa ser homologada junto à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
PMV
Para reforçar a segurança em outro ponto da cidade, foi instalada, no segundo semestre do ano passado, na rua Dr. Prudente de Moraes (SP-66), um Painel de Mensagens Variáveis (PMV), próximo ao Habib’s, no sentido bairro-centro. Na estrutura, que tem dimensões de 160 cm x 48 cm e está sustentada por um pórtico fixo a uma altura de 6,3 metros do solo, são apresentadas mensagens educativas e de orientações sobre o trânsito, das vias estratégicas da região central da cidade. O novo equipamento informa os motoristas que estão chegando em Suzano sobre interdições causadas por obras e acidentes.
Claudinei Galo, da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, destacou que as inovações estão sendo implementadas para diminuir o risco de acidentes nas vias. “Temos o compromisso de zelar pela segurança de motoristas e pedestres. Por isso buscamos agregar novas ferramentas ao controle de tráfego, que conta com o semáforo sonoro para facilitar o deslocamento das pessoas com deficiência visual, o semáforo com LED para quem usa indevidamente o celular nas vias, e o painel para informar os motoristas sobre ocorrências de trânsito”, ressaltou.
Por sua vez, o prefeito Rodrigo Ashiuchi afirmou que a tecnologia está sendo utilizada a favor da mobilidade em Suzano. “Além de manter as vias bem sinalizadas, buscamos implementar soluções diferenciadas que possam aprimorar o atendimento aos munícipes, garantindo ainda mais recursos que facilitem o fluxo no trânsito. O importante é que motoristas e pedestres possam sair de casa e voltar com tranquilidade, encontrando na cidade as condições ideais para suas necessidades de locomoção”, declarou o chefe do Poder Executivo municipal.