InícioMapa do TesouroUnidades do Centrus encerram gestão com 1,2 milhão de atendimentos realizados

Unidades do Centrus encerram gestão com 1,2 milhão de atendimentos realizados

Atuação é marcada por facilitar acesso a serviços e simplificar resolução de problemas; prefeitura já prevê terceiro equipamento do tipo, desta vez em Palmeiras

As duas unidades do Centro Unificado de Serviços (Centrus) realizaram, juntas, 1.198.945 atendimentos ao longo da gestão, conforme aponta o balanço realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego de Suzano. Instalados na avenida Paulo Portela, 210, na área central, e na avenida Francisco Marengo, 2.301, no Jardim Dona Benta, os equipamentos prestam acolhimentos que envolvem Vigilância Sanitária, Dívida Ativa, Banco do Povo, Cartão SUS, Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), “Suzano Mais Emprego”, Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), protocolo, entre outros.

O número integra uma série de ações realizadas desde 2017. A unidade instalada no centro promoveu 1.144.686 atendimentos em oito anos, sendo os de Dívida Ativa (422.461) os mais solicitados pelo público. Em seguida, aparecem protocolo (153.977), Vigilância Sanitária (147.528), obras (123.095), Junta Administrativa de Recursos de Infração – Jari (102.803), Cadastro Imobiliário (90.376), Cartão SUS (67.896) e Meio Ambiente (37.456).

Por sua vez, o Centrus Norte, inaugurado em julho de 2020, encerra a gestão com 54.259 atendimentos, dos quais 15.555 foram referentes à procura por informações ou emissão do Cartão SUS. Além disso, 9.568 solicitações foram sanadas sobre Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), incluindo segunda via, cadastro, recadastro de isenção, alteração de dados, prescrição, entre outros. Houve ainda 7.025 demandas de Dívida Ativa e 6.811 do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Já as de entrega de currículos e atendimento pessoal para o projeto “Suzano Mais Emprego” são representadas por 5.902 atendimentos.

Os Centrus oferecem acompanhamento para mais de 20 serviços aos interessados, que podem recorrer a algumas das secretarias municipais, como Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Meio Ambiente e Planejamento e Finanças. A unidade central oferece apoio em uma série de demandas de maneira presencial, como serviços de análise e consultoria de receitas, realização de cadastros e verificações de bens mobiliários e imobiliários, consulta de situação tributária, início do processo de abertura de empresas e realização de emissão do Cartão SUS de forma gratuita, sempre com o direcionamento de um dos profissionais dos setores.

Além destes, outros serviços disponíveis incluem o acompanhamento para licitações de construções e demolições, assistência técnica gratuita para obras e certidões por meio do Sistema Acto, ferramenta de automatização de processos disponível no site suzano.inmov.net.br, que pode contar com auxílio dos servidores para execução dos processos. O local também disponibiliza acesso ao Departamento de Fiscalização de Posturas e à Ouvidoria Municipal.

Já os moradores de bairros como Cidade Boa Vista, Cidade Miguel Badra, Jardim Revista e adjacências também podem contar com os atendimentos do Centrus Norte, localizado na área interna do Supermercado Nagumo. O espaço possibilita contar com apoio dos funcionários em determinados serviços sem a necessidade de grandes deslocamentos, como auxílio e verificação de dívidas, apoio no contato ao Sebrae e a entrega presencial de currículos para inserção no banco de vagas do “Suzano Mais Emprego”. Todos eles também estão disponíveis na unidade central.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, André Loducca, falou em “missão cumprida” ao destacar a relevância dos Centrus. “Esses locais são fundamentais para o atendimento da população. Eles reúnem uma série de atividades que facilitam a vida do público. São espaços utilizados para ‘resolver os problemas’ que os munícipes têm com uma série de questões consideradas burocráticas. Atingimos uma marca importante de quase 1,2 milhão de demandas cumpridas, reforçando a atuação dos dois espaços”, avaliou Loducca.

O chefe do Executivo municipal, Rodrigo Ashiuchi, parabenizou a pasta responsável pelos dois equipamentos. “O Centrus faz com que nossa população encontre agilidade na resolução de problemas. Criamos em 2020 uma unidade na região norte que descentralizou boa parte dos atendimentos. O mesmo vai acontecer na região sul, que em breve vai receber um Centrus no Terminal de Ônibus de Palmeiras Jorge Ueno. Estou muito feliz com o trabalho realizado por todos”, finalizou o prefeito.

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