InícioMapa do TesouroPrefeita, vice-prefeito e 23 vereadores são empossados na Câmara

Prefeita, vice-prefeito e 23 vereadores são empossados na Câmara

Foi realizada nesta quarta-feira, 1° de janeiro, a sessão solene de instalação e posse dos vereadores da 19ª Legislatura 2025/2028. Na ocasião, foram empossados a prefeita eleita, Mara Bertaiolli (PL), seu vice, Marcello Delascio Cusatis (PSD), o Téo, e os 23 vereadores eleitos.

Conforme prevê o Artigo 6° do Regimento Interno da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, os trabalhos legislativos foram conduzidos pela vereadora mais votada nas últimas eleições: Malu Fernandes (PL), reconduzida à vereança com 5.089 votos.

Além dela, compuseram a mesa diretiva dos trabalhos o vereador Edson Santos (PSD), 1° secretário, a prefeita eleita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, e seu esposo, Marco Bertaiolli, conselheiro do TCE/SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) e ex-prefeito de Mogi, a filha de Mara e Bertaiolli, Maitê Piccolomini Bertaiolli, o vice-prefeito eleito, Téo Cusatis, e sua esposa, Maira Cusatis, o bispo diocesano de Mogi das Cruzes, dom Pedro Luiz Stringhini, o deputado estadual Marcos Damásio (PL), o prefeito no mandato 2021/2024, Caio Cunha (Pode), o presidente estadual do PL, Tadeu Candelária, representando o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto (PL), e o presidente do TCE/SP, Roque Citadini.

Na ocasião, antes de assumirem seus respectivos postos, todos os eleitos fizeram a entrega de suas declarações de bens e prestaram o chamado “compromisso regimental”, que consta no parágrafo primeiro do Artigo 6º do Regimento Interno da Câmara.

O deputado Damásio foi o primeiro a falar. “Estou muito otimista com esta nova gestão. Estou confiante de que Mogi, a partir de hoje, colherá bons frutos”.

Em seguida, discursou o ex-prefeito Caio Cunha. “Agradeço a oportunidade de ter sido prefeito de Mogi. Há quatro anos, por causa da pandemia, a cerimônia de posse estava vazia, somente com os eleitos. Por isso, é com muita felicidade que vejo esta Casa de Leis lotada. Trabalhamos muito para que Mogi superasse o desafio da Covid e, ao mesmo tempo, mantivesse sua renda e empregos”, disse.

Marco Bertaiolli, conselheiro do TCE e esposo da nova prefeita, lembrou que Mara será a primeira mulher a comandar o Executivo mogiano.

“Minha esposa hoje entra para a história. Com quase 465 anos de fundação, Mogi das Cruzes terá uma prefeita pela primeira vez. Parabéns, Mara. Além de ser a primeira mulher prefeita, tenho certeza de que ela será a melhor prefeita de todos os tempos”.

O bispo Pedro Luiz Stringhini foi mais um a deixar sua mensagem. “Que o Senhor volte sua face radiante para todos nós. Em nome da Diocese de Mogi das Cruzes, faço votos que seja um mandato de sucesso e de cuidados especiais para com os mais pobres”.

Em seguida, usaram a palavra os representantes dos partidos que obtiveram cadeiras nas eleições de 2024.

Clodoaldo de Moraes falou em nome do PL. “Nossa bancada está empenhada e aguerrida. Vamos trazer desenvolvimento de volta para nossa Cidade”.

Bi Gêmeos discursou representando o PSD. “A bancada do PSD está feliz e grata. Estaremos unidos para trabalhar em prol de Mogi”.

Por sua vez, Marcos Furlan usou a tribuna simbolizando o Podemos. “Estamos à disposição da prefeita e do vice-prefeito. Vamos trabalhar por uma Mogi mais forte e pujante cada dia mais”.

Mauro Araújo se expressou pelo MDB. “É uma conquista, mas uma grande responsabilidade. Não faltará bom ânimo para o MDB ajudar Mogi das Cruzes a evoluir”.

 Johnny da Inclusão representou o Avante. “Vou continuar lutando pela inclusão e pela acessibilidade. Vamos seguir em frente sem deixar ninguém para trás”.

Iduigues Martins discursou pelo PT. “Cada um de nós traz um pedacinho do pensamento de Mogi. Pela quinta vez, o PT governa o Brasil. O Governo Federal, que sempre tratou Mogi com muito carinho, vai continuar parceiro desta Cidade”.

Inês Paz simbolizou o PSOL na cerimônia. “A Cidade está inserida no País e no mundo. Desde 2008, uma crise do capitalismo aflige a população, principalmente os pretos e pobres. Além disso, há um enorme impacto para o meio ambiente. Vamos fazer resistência à extrema direita e à desigualdade social”.

Maurinho do Despachante foi o vereador escolhido para usar a palavra pelo PRD. “Que Deus possa abençoar e proteger Mogi das Cruzes”.

Juliano Botelho discursou pelo PSB. “Desejo a Mara Bertaiolli um mandato melhor do que todos os ex-prefeitos: do que do seu Waldemar, do que Junji e do que o do próprio Bertaiolli”.

Osvaldo Silva usou a palavra pelo REP. “Será uma luta árdua, de grande responsabilidade. Mas estou confiante de que conquistaremos o melhor para nossa Cidade”.

Pedro Komura representou o União Brasil. “Estou indo para meu décimo mandato como vereador, de modo que já trabalhei com oito prefeitos. Agradeço ao ex-prefeito Caio Cunha e faço votos de sorte para Mara. Mogi será um grande canteiro de obras nos próximos anos e não faltarão empregos”.

Priscila Yamagami discursou pelo PP. “É um dia de glória para mim. Fico emocionada de poder esperançar na política deste país”.

Rodrigo Romão foi o representante do PCdoB. “Persistência é a palavra que mais está presente em minha mente. O PCdoB tem uma história muito forte em Mogi. Além disso, Mogi terá um enfermeiro como vereador, que é o profissional que domina a arte de cuidar”.

O presidente do TCE/SP, Roque Citadini, também desejou boa sorte para a nova gestão. “Desejo à prefeita, ao vice-prefeito e aos vereadores que consigam aplicar bem os recursos públicos. Espero que não faltem coragem a vocês para socorrer aqueles que mais precisam”.

Também falou o vice-prefeito, Téo Cusatis. “Reforço nosso compromisso com Mogi das Cruzes. Vamos levar para as pontas aquilo que a população mais precisa”.

Por fim, discursou a prefeita recém-empossada, Mara Bertaiolli. “Peço sabedoria e humildade para colocar Mogi de volta ao rumo do desenvolvimento econômico e da luta para reduzir a desigualdade social. É com muita honra que assumo este compromisso”.

Também foram empossados os vereadores Felipe Lintz (PL), Francimário Vieira (PL), o Farofa, Fernanda Moreno (MDB), Vitor Emori (PL), professor Edu Ota (Pode), Mauro do Salão (PL), Johnross (PRD) e Otto Rezende (PSD).

Farofa é eleito presidente da Câmara para o biênio 2025/2026

Após a cerimônia de posse da prefeita, vice-prefeito e vereadores, foi realizada a votação entre os novos parlamentares para escolher a mesa diretiva da Câmara que comandará o Legislativo em 2025 e 2026. 

Para presidente, foi eleito Francimário Vieira (PL), o Farofa, que já ocupava o cargo em 2024. 

“Agradeço a todos pela confiança. A eleição das comissões permanentes ficará para fevereiro, conforme o que foi acertado previamente com as bancadas partidárias. Aguardo a todos para a próxima sessão, que será realizada no dia 4 de fevereiro de 2025”.

Por sua vez, a parlamentar Priscila Yamagami (PP) ocupará a 1ª vice-presidência e Edu Ota (Pode), a 2º vice-presidência. Além deles, receberam o aval de seus pares o vereador Edson Santos (PSD) para assumir a 1ª secretaria, sendo que Maurinho do Despachante (PRD) ficou com a 2ª secretaria.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher