Foi realizada nesta quarta-feira, 1° de janeiro, a sessão solene de instalação e posse dos vereadores da 19ª Legislatura 2025/2028. Na ocasião, foram empossados a prefeita eleita, Mara Bertaiolli (PL), seu vice, Marcello Delascio Cusatis (PSD), o Téo, e os 23 vereadores eleitos.
Conforme prevê o Artigo 6° do Regimento Interno da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, os trabalhos legislativos foram conduzidos pela vereadora mais votada nas últimas eleições: Malu Fernandes (PL), reconduzida à vereança com 5.089 votos.
Além dela, compuseram a mesa diretiva dos trabalhos o vereador Edson Santos (PSD), 1° secretário, a prefeita eleita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, e seu esposo, Marco Bertaiolli, conselheiro do TCE/SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) e ex-prefeito de Mogi, a filha de Mara e Bertaiolli, Maitê Piccolomini Bertaiolli, o vice-prefeito eleito, Téo Cusatis, e sua esposa, Maira Cusatis, o bispo diocesano de Mogi das Cruzes, dom Pedro Luiz Stringhini, o deputado estadual Marcos Damásio (PL), o prefeito no mandato 2021/2024, Caio Cunha (Pode), o presidente estadual do PL, Tadeu Candelária, representando o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto (PL), e o presidente do TCE/SP, Roque Citadini.
Na ocasião, antes de assumirem seus respectivos postos, todos os eleitos fizeram a entrega de suas declarações de bens e prestaram o chamado “compromisso regimental”, que consta no parágrafo primeiro do Artigo 6º do Regimento Interno da Câmara.
O deputado Damásio foi o primeiro a falar. “Estou muito otimista com esta nova gestão. Estou confiante de que Mogi, a partir de hoje, colherá bons frutos”.
Em seguida, discursou o ex-prefeito Caio Cunha. “Agradeço a oportunidade de ter sido prefeito de Mogi. Há quatro anos, por causa da pandemia, a cerimônia de posse estava vazia, somente com os eleitos. Por isso, é com muita felicidade que vejo esta Casa de Leis lotada. Trabalhamos muito para que Mogi superasse o desafio da Covid e, ao mesmo tempo, mantivesse sua renda e empregos”, disse.
Marco Bertaiolli, conselheiro do TCE e esposo da nova prefeita, lembrou que Mara será a primeira mulher a comandar o Executivo mogiano.
“Minha esposa hoje entra para a história. Com quase 465 anos de fundação, Mogi das Cruzes terá uma prefeita pela primeira vez. Parabéns, Mara. Além de ser a primeira mulher prefeita, tenho certeza de que ela será a melhor prefeita de todos os tempos”.
O bispo Pedro Luiz Stringhini foi mais um a deixar sua mensagem. “Que o Senhor volte sua face radiante para todos nós. Em nome da Diocese de Mogi das Cruzes, faço votos que seja um mandato de sucesso e de cuidados especiais para com os mais pobres”.
Em seguida, usaram a palavra os representantes dos partidos que obtiveram cadeiras nas eleições de 2024.
Clodoaldo de Moraes falou em nome do PL. “Nossa bancada está empenhada e aguerrida. Vamos trazer desenvolvimento de volta para nossa Cidade”.
Bi Gêmeos discursou representando o PSD. “A bancada do PSD está feliz e grata. Estaremos unidos para trabalhar em prol de Mogi”.
Por sua vez, Marcos Furlan usou a tribuna simbolizando o Podemos. “Estamos à disposição da prefeita e do vice-prefeito. Vamos trabalhar por uma Mogi mais forte e pujante cada dia mais”.
Mauro Araújo se expressou pelo MDB. “É uma conquista, mas uma grande responsabilidade. Não faltará bom ânimo para o MDB ajudar Mogi das Cruzes a evoluir”.
Johnny da Inclusão representou o Avante. “Vou continuar lutando pela inclusão e pela acessibilidade. Vamos seguir em frente sem deixar ninguém para trás”.
Iduigues Martins discursou pelo PT. “Cada um de nós traz um pedacinho do pensamento de Mogi. Pela quinta vez, o PT governa o Brasil. O Governo Federal, que sempre tratou Mogi com muito carinho, vai continuar parceiro desta Cidade”.
Inês Paz simbolizou o PSOL na cerimônia. “A Cidade está inserida no País e no mundo. Desde 2008, uma crise do capitalismo aflige a população, principalmente os pretos e pobres. Além disso, há um enorme impacto para o meio ambiente. Vamos fazer resistência à extrema direita e à desigualdade social”.
Maurinho do Despachante foi o vereador escolhido para usar a palavra pelo PRD. “Que Deus possa abençoar e proteger Mogi das Cruzes”.
Juliano Botelho discursou pelo PSB. “Desejo a Mara Bertaiolli um mandato melhor do que todos os ex-prefeitos: do que do seu Waldemar, do que Junji e do que o do próprio Bertaiolli”.
Osvaldo Silva usou a palavra pelo REP. “Será uma luta árdua, de grande responsabilidade. Mas estou confiante de que conquistaremos o melhor para nossa Cidade”.
Pedro Komura representou o União Brasil. “Estou indo para meu décimo mandato como vereador, de modo que já trabalhei com oito prefeitos. Agradeço ao ex-prefeito Caio Cunha e faço votos de sorte para Mara. Mogi será um grande canteiro de obras nos próximos anos e não faltarão empregos”.
Priscila Yamagami discursou pelo PP. “É um dia de glória para mim. Fico emocionada de poder esperançar na política deste país”.
Rodrigo Romão foi o representante do PCdoB. “Persistência é a palavra que mais está presente em minha mente. O PCdoB tem uma história muito forte em Mogi. Além disso, Mogi terá um enfermeiro como vereador, que é o profissional que domina a arte de cuidar”.
O presidente do TCE/SP, Roque Citadini, também desejou boa sorte para a nova gestão. “Desejo à prefeita, ao vice-prefeito e aos vereadores que consigam aplicar bem os recursos públicos. Espero que não faltem coragem a vocês para socorrer aqueles que mais precisam”.
Também falou o vice-prefeito, Téo Cusatis. “Reforço nosso compromisso com Mogi das Cruzes. Vamos levar para as pontas aquilo que a população mais precisa”.
Por fim, discursou a prefeita recém-empossada, Mara Bertaiolli. “Peço sabedoria e humildade para colocar Mogi de volta ao rumo do desenvolvimento econômico e da luta para reduzir a desigualdade social. É com muita honra que assumo este compromisso”.
Também foram empossados os vereadores Felipe Lintz (PL), Francimário Vieira (PL), o Farofa, Fernanda Moreno (MDB), Vitor Emori (PL), professor Edu Ota (Pode), Mauro do Salão (PL), Johnross (PRD) e Otto Rezende (PSD).
Farofa é eleito presidente da Câmara para o biênio 2025/2026
Após a cerimônia de posse da prefeita, vice-prefeito e vereadores, foi realizada a votação entre os novos parlamentares para escolher a mesa diretiva da Câmara que comandará o Legislativo em 2025 e 2026.
Para presidente, foi eleito Francimário Vieira (PL), o Farofa, que já ocupava o cargo em 2024.
“Agradeço a todos pela confiança. A eleição das comissões permanentes ficará para fevereiro, conforme o que foi acertado previamente com as bancadas partidárias. Aguardo a todos para a próxima sessão, que será realizada no dia 4 de fevereiro de 2025”.
Por sua vez, a parlamentar Priscila Yamagami (PP) ocupará a 1ª vice-presidência e Edu Ota (Pode), a 2º vice-presidência. Além deles, receberam o aval de seus pares o vereador Edson Santos (PSD) para assumir a 1ª secretaria, sendo que Maurinho do Despachante (PRD) ficou com a 2ª secretaria.