InícioItaquaquecetubaEm Itaquá, projeto de mediação reduz em 30% os conflitos no ambiente...

Em Itaquá, projeto de mediação reduz em 30% os conflitos no ambiente escolar

Município é o primeiro do país a receber a iniciativa

A Secretaria de Educação de Itaquaquecetuba apresentou um balanço do projeto “De pequeno que se aprende a conciliar”, que mostra uma queda de 30% no número de conflitos no ambiente escolar.

O município é o primeiro do país a receber a iniciativa do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), que busca reduzir conflitos entre os estudantes com a aplicação de técnicas de conciliação e mediação, tornando o ambiente mais harmonioso e colaborativo.

As atividades acontecem em quatro escolas de tempo integral que, juntas, possuem 1.015 estudantes. A título de comparação, em todo o ano de 2023 foram registradas 528 ocorrências no ambiente escolar. Já em 2024, ano em que o projeto foi implantado, o número reduziu para 365.

“A queda nos conflitos é significativa e acreditamos que vai diminuir ainda mais. O projeto vem para agregar o nosso processo de ensino e de aprendizagem. Essa ferramenta pedagógica trouxe oportunidade para as crianças aprenderem a resolver conflitos”, disse a secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo.

Em 2023, a EMEB Village registrou 54 ocorrências e 35 em 2024, já na EMEB Prefeito Benedito Barbosa de Moraes foram 68 em 2023 e 47 em 2024. A EMEB Vice-Prefeito Alfredo Gonçalves Ferreira da Silva registrou, em 2023, 211 ocorrências, já em 2024 foram 125. E, por fim, a EMEB Ver. Augusto dos Santos registrou, em 2023, 195 ocorrências e em 2024 caiu para 158.

Para ampliar as atividades, em outubro do ano passado foi inaugurada a primeira sala de conciliação do projeto. O espaço conta com um cantinho de leitura e brincadeiras, servindo de apoio durante um conflito em sala de aula.

“A iniciativa já alcança mais de mil estudantes da rede. A conciliação é algo que pode mudar a sociedade. Estamos confiantes no sucesso do projeto”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher