Educador físico do Clube de Campo de Mogi das Cruzes dá dicas para começar a praticar atividades físicas de forma segura e eficiente; importante aliar exercícios com alimentação e hábitos saudáveis
O início de um novo ano inspira muitas pessoas a adotar hábitos mais saudáveis, como começar a prática de atividades físicas. Essa decisão é essencial para melhorar a qualidade de vida. A Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive, recomenda que os adultos pratiquem 150 minutos de exercícios de intensidade moderada por semana. A falta de atividade física pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares, diabetes tipo 2, demência e alguns tipos de câncer.
No entanto, é fundamental planejar bem e buscar orientação adequada antes de iniciar qualquer exercício. O gerente de Esportes do Clube de Campo de Mogi das Cruzes (CCMC), Murilo Rafael, destaca que a prática segura e eficiente deve ser individualizada e respeitar as condições, objetivos e disponibilidade de cada pessoa.
“O primeiro passo é procurar um médico para verificar se você está apto a iniciar exercícios físicos. Depois disso, é indispensável contar com um profissional habilitado para prescrever e acompanhar os treinos”, destaca Murilo.
Entre as modalidades recomendadas, a musculação se destaca por ser acessível a pessoas de diferentes idades e níveis de aptidão física. “Puxar ferro” tem o poder de eliminar gordura, aumentar a massa muscular e melhorar a postura, pois os músculos se tornam mais resistentes. Além disso, ajuda a prevenir diabetes, melhora a qualidade do sono e alivia os sintomas da depressão, entre outros benefícios.
Contudo, é imprescindível que os treinos sejam personalizados. “Exercícios genéricos ou de internet não consideram as necessidades individuais. O que funciona para uma pessoa pode não ser o ideal para outra”, alerta o educador físico.
Murilo lembrar ainda que a regularidade é mais importante do que a quantidade de treinos semanais. “Se você pode treinar três vezes por semana, estabeleça essa meta e cumpra. É melhor ser consistente do que superestimar sua disponibilidade e não conseguir manter o ritmo”, ressalta.
Uma rotina de exercícios eficaz deve estar alinhada a outros pilares, como alimentação balanceada, descanso adequado e hábitos saudáveis. “Os resultados vêm do equilíbrio entre treinos, alimentação, descanso e outros fatores. Assim, os benefícios aparecem mais rapidamente, o que ajuda a manter a motivação”, pontua o gerente de Esportes do CCMC.
Academia completa
No Clube de Campo de Mogi, os associados têm acesso a um complexo esportivo diversificado, ideal para quem busca incorporar atividades físicas à rotina. O espaço oferece modalidades como natação, futebol, vôlei, basquete e tênis.
Além disso, a academia do clube, reinaugurada no ano passado, conta com infraestrutura moderna e acessível. No piso térreo, estão a área de musculação e duas salas de ginástica. Já o piso superior é dedicado a atividades aeróbicas, com 14 esteiras, seis bicicletas ergométricas, três elípticos, dois simuladores de escada e uma sala de spinning para 16 pessoas. Essa variedade permite que cada indivíduo escolha o tipo de atividade que melhor se adapta às suas preferências e objetivos