InícioMapa do TesouroSaúde garante três vezes mais médicos para atendimento da população de Suzano

Saúde garante três vezes mais médicos para atendimento da população de Suzano

Entre 2017 e 2024, salto foi de 186 para 631 profissionais atuando nos equipamentos da rede municipal

A Secretaria de Saúde de Suzano divulgou o último balanço de médicos em atuação na saúde pública do município, contemplando a rede de Atenção Básica, as especialidades e a Rede de Urgência e Emergência, totalizando 631 profissionais atualmente. O número supera o triplo da quantidade observada em 2017, quando a cidade contava com 186.

O maior avanço observado foi durante o último ano. Em 2023 o município contabilizava 400 médicos, passando a contar com mais 231 em 2024. O aumento foi observado nas contratações próprias da administração municipal, com a admissão de 12 novos profissionais, e principalmente por meio da parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS).

A organização social, responsável pela operação das Unidades de Saúde da Família (USFs), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Revista, passou a oferecer mais médicos na rede em 2024, entre plantonistas, pediatras, ortopedistas e traumatologistas, médicos da Estratégia de Saúde da Família, clínicos e coordenador médico.

Em relação às contratações por meio do programa “Mais Médicos”, do governo federal, Suzano também garantiu a ampliação do quadro com mais que o dobro da quantidade observada há oito anos. Em 2017 eram 15 profissionais em atuação na cidade por meio da iniciativa; já em 2024 eram 39, divididos entre generalistas e médicos da Estratégia de Saúde da Família.

De acordo com o chefe da pasta, Diego Ferreira, a ampliação do quadro é indispensável para a melhoria da Saúde. “Tivemos uma sequência de conquistas, com recordes de procedimentos e atendimentos, sendo que este resultado passa diretamente pela questão da oferta de profissionais. As contratações da prefeitura, aliada ao programa ‘Mais Médicos’ e ao trabalho do INTS, que hoje também opera o Hospital e Maternidade de Suzano (HMS) com 154 médico de diferentes especialidades à disposição por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), são de extrema importância para o aprimoramento do serviço e do acesso à saúde pública de qualidade”, comentou.

O prefeito Pedro Ishi, que também foi secretário de Saúde entre 2021 e o início de 2024, destacou a relevância do quadro diante das entregas em Suzano. “Nossa cidade não é perfeita, mas hoje, após a gestão do ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi, temos um município muito melhor do que aquele que pegamos em 2017. Superamos o triplo de médicos que tínhamos no início, com novas unidades, entregas e revitalizações importantes, com destaque para a inédita UPA 24 horas. Assegurar mais profissionais é garantir mais qualidade de vida, cuidado e dignidade às famílias”.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher