Entidade alcançou importantes avanços na gestão de Jairo Saturnino Mendes, apresentando novidades como a nova Casa da Advocacia em 2024
Em plena atividade desde o último dia 7 (terça-feira), a 152ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Itaquaquecetuba), agora presidida pela advogada Matilde Gomes, está preparando mais um ano de ações e atividades à classe, seguindo com o projeto de uma entidade cada vez mais forte e reconhecida dentro do Estado de São Paulo.
Eleita presidente com 332 votos (71,09%), Matilde ocupará a diretoria ao lado de Cleópatra Lins Guedes Martins (vice-presidente), Fernanda Farias (secretária-geral), Edmilson Jorge Soares (secretário adjunto) e Felipe Perez (tesoureiro) para dar continuidade aos projetos iniciados por Jairo Saturnino Mendes, presidente entre 2019 e 2024, que tornaram a subseção itaquaquecetubense em uma das mais notórias de todo o Estado por sua recente evolução, em especial no ano de 2024. E prova disso são as conquistas obtidas no período.
A principal delas se trata da nova e moderna Casa da Advocacia, espaço entregue à classe em 16 de maio que tornou-se referência na região. Com auditório para 70 pessoas, sala de reuniões, copa, área administrativa e estacionamento, o ambiente potencializou as ações desenvolvidas pelo grupo, dando mais conforto aos visitantes nas cinco cerimônias de entregas de carteiras realizadas em 2024 e ao propiciar a realização de eventos como as edições inaugurais dos simpósios de “Advocacia Extrajudicial nos Cartórios: Alto Tietê”, da Jovem Advocacia e da Pessoa com Deficiência, bem como os simpósios de Direito Médico e da Saúde, Direito do Trabalho e Direito Previdenciário, sempre com a presença de grandes nomes da advocacia regional, estadual e até mesmo nacional.
Junto a isso, a entidade também colaborou com importantes avanços para o município. A exemplo, o trabalho da OAB Itaquá auxiliou na promulgação da PL 50/2024 da Lei Ordinária nº 3.474/2018, imposição que tornou obrigatória a participação de um advogado nos procedimentos de regularização fundiária no município, e na instalação de uma nova Agência da Previdência Social (APS) para atendimento de demandas do INSS. Já na esfera social, a entidade assistiu a população em situação de vulnerabilidade do município com campanhas como a “Páscoa Solidária”, cujo mutirão permitiu a doação de mais de 500 caixas de bombons às famílias itaquaquecetubenses; e recentemente, na entrega de aproximadamente 1,5 mil brinquedos aos jovens de comunidades locais para um Natal mais feliz, mantendo o trabalho por uma entidade mais humanizada e ativa na sociedade.
Então presidente da Comissão de Ação Social, a nova vice-presidente da OAB Itaquaquecetuba postulou que o trabalho da subseção vai além do préstimo à advocacia, afinal, a entidade tem condição de fazer a diferença em muitas esferas. “Enquanto representantes da Ordem na cidade, não podemos deixar de colaborar com quem mais importa, que são os cidadãos que, por vezes, dependem não só do nosso trabalho, mas também da nossa solidariedade. Avançamos nos números e no serviço oferecido e pudemos levar alegria e bem-estar aos munícipes, e isso não tem preço”, pontuou Cleópatra.
Matilde, por sua vez, reforçou que muito foi feito ao longo da gestão de Saturnino e agora, o trabalho na subseção seguirá cada vez mais efetivo. “Temos alguns projetos previstos para manter a OAB em conformidade com as exigências de todas as gerações de advogados, incluindo a busca pelo novo Fórum de Itaquá e das varas Federal e da Fazenda e a ampliação do trabalho junto à Jovem Advocacia para garantir mais valorização e apoio aos nossos profissionais. Agora, enquanto presidente, registro meu agradecimento ao Dr. Jairo pelos anos de dedicação neste cargo e afirmo que seguiremos com o trabalho iniciado seis anos atrás”, disse.