InícioSaúdeJaneiro Roxo: SP apoia a campanha de incentivo ao diagnóstico precoce da...

Janeiro Roxo: SP apoia a campanha de incentivo ao diagnóstico precoce da hanseníase

Durante o mês, serão exibidos alertas de conscientização sobre a doença nos Painéis de Mensagens Variáveis, localizados nas vias concedida

Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e as concessionárias que integram o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado apoiam a Campanha Nacional Janeiro Roxo, que visa conscientizar sobre o diagnóstico precoce da hanseníase.

Durante o mês de janeiro, serão exibidas mensagens nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) das rodovias concedidas em prol da campanha “Todos contra a Hanseníase”. O objetivo é alertar aos motoristas e usuários sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, que é transmitida pelo bacilo Mycobacterium leprae e afeta os nervos e é transmissível.

O Brasil é o 2º país com maior número de casos, perdendo para a Índia. Além do desafio de conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce, há ainda o preconceito em torno da doença. Muitas pessoas acreditam que quem estiver infectado e já fazendo o tratamento, transmita o vírus ainda.

Um dos fatores que a campanha traz é quebrar preconceitos sobre a doença, que ainda tira crianças da escola, afasta pacientes do convívio familiar e social e tira trabalhadores de seus empregos – preconceito injustificável porque em tratamento o paciente deixa de transmitir o bacilo de Hansen a seus contatos.

Apesar de ser um dos países que mais diagnosticam a doença, a Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) vem alertando autoridades brasileiras e estrangeiras para os milhares de casos sem diagnóstico e tratamento, uma endemia oculta. Segundo o Boletim Epidemiológico da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2023, foram mais de 22 mil novos casos diagnosticados no Brasil,o que representa um aumento de 4% em comparação ao ano de 2022.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher