O Museu do Futebol lançou um edital para credenciamento de trabalhos artísticos que abordem o tema do futebol em diversas linguagens, como literatura, teatro, música, performance ou propostas que combinem múltiplas expressões artísticas. Os projetos selecionados terão a oportunidade de integrar a programação cultural do Museu e receberão um cachê de R$ 7.500.
O objetivo é proporcionar visibilidade a artistas, grupos e cooperativas, promovendo a arte enquanto celebra a conexão com o esporte mais popular do Brasil. As apresentações serão realizadas nos espaços do Museu, que está localizado no Estádio do Pacaembu e integra a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo.
Podem participar artistas, grupos ou cooperativas com sede ou residência no estado de São Paulo e que apresentem comprovação de pelo menos três produções anteriores. Cada participante pode inscrever apenas um projeto, que poderá compor um banco de propostas, do qual oito serão selecionadas para apresentações entre maio e dezembro de 2025.
O edital valoriza a diversidade e a inclusão, priorizando projetos que promovam representatividade étnica (pessoas pretas, pardas, indígenas ou amarelas), de gênero (mulheres, pessoas transgêneras ou não-binárias) e acessibilidade para pessoas com deficiência.
As inscrições estão abertas até 28 de fevereiro, e o resultado será divulgado até 4 de abril.
O edital completo e o formulário de inscrição, assim como informações sobre os espaços disponíveis para apresentações e o rider técnico do Museu, podem ser acessados [neste link](inserir link).