InícioMapa do TesouroConselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente terá composição renovada

Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente terá composição renovada

Inscrições para participar do colegiado seguem abertas até 21 de fevereiro; novos integrantes ficarão no grupo pelos próximos dois anos

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) abriu inscrições para a eleição da composição da gestão que seguirá no colegiado no biênio 2025/2027. Os interessados devem dirigir-se à sede da Secretaria de Meio Ambiente de Suzano, na sala 206 do Centro Unificado de Serviços (Centrus), que fica na avenida Paulo Portela, 210, no centro, entre segunda e sexta-feira, das 8h30 às 16h30. As inscrições seguem até 21 de fevereiro.

No local, a entidade interessada deve apresentar cópias do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ); Inscrição Municipal (quando couber); Estatuto e/ou Contrato Social da entidade registrado em cartório ou outra prova de aquisição de personalidade jurídica, com atividade no território municipal, se for o caso; ata de eleição e posse da última diretoria registrada em cartório; ofício com a indicação dos membros titular e suplente; e documentos pessoais dos indicados (RG e CPF).

A participação dos munícipes representantes da sociedade civil nas decisões que visam conduzir e avaliar atividades que envolvem o meio ambiente local, sejam com impactos positivos ou negativos, garante a gestão democrática do conselho no município. Tal integração está prevista na Lei Municipal 5.160/2018 e no decreto 9.307/2019.

Ao final do período de inscrição, a secretaria do conselho fará a análise dos documentos dos interessados, selecionando os membros aptos a participar. Após essa fase, os representantes das entidades serão convocados para a assembleia de posse e eleição da nova diretoria, em data a ser definida.

O Comdema é um órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador das atividades voltadas para a preservação, a proteção, a recuperação, o controle e a defesa do Meio Ambiente, com natureza permanente, vinculado administrativamente à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O cidadão poderá participar como ouvinte nas reuniões ordinárias do grupo, formado por 8 titulares/suplentes do poder público e oito titulares/suplentes da sociedade civil organizada.

De acordo com a diretora de Fiscalização Ambiental e secretária do Comdema, Solange Wuo, o colegiado cumprirá papel importante na criação de novas políticas públicas voltadas ao segmento. “O Comdema é um fórum permanente de diálogo entre a prefeitura e a sociedade civil. É um instrumento da gestão democrática e participativa. Em tempos de emergência climática, ele terá um papel fundamental na criação de novas políticas de sustentabilidade”, declarou.

Por fim, o secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, lembrou que o grupo é paritário e, por ser formado por 50% de representantes do poder público e 50% de representantes da sociedade civil, permite que o diálogo seja feito com participação popular. “O olhar das pessoas para questões tão relevantes, como sustentabilidade, é muito importante para nós. Esperamos que o colegiado tenha uma boa formação para nos ajudar na gestão do Meio Ambiente”, declarou o chefe da pasta.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher