InícioSão Paulo - Brasil - MundoDefesa Civil do Estado faz ação de conscientização sobre riscos causados por...

Defesa Civil do Estado faz ação de conscientização sobre riscos causados por temporais em estação de metrô de SP

Agentes estão na interligação entre a Linha 4 – Amarela e Linha 9-Esmeralda, para distribuir folhetos com orientações sobre o que fazer para se prevenir dos alagamentos, quedas de árvores, granizo e raio

  • Agência SP
  • Publicado em 17/01/2025 – 09:10

O Governo de São Paulo, por meio Defesa Civil, Secretaria de Transportes Metropolitanos, Secretaria de Parcerias e Investimentos, Metrô e as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, realizam nesta sexta-feira (17) uma ação de conscientização sobre os riscos trazidos pelas chuvas deste verão. Desde as 7h, agentes da Defesa Civil do estado e do município de São Paulo estão na estação Pinheiros entregando panfletos educativos e esclarecendo dúvidas dos passageiros.

Os agentes estão na interligação entre a Linha 4 – Amarela e Linha 9-Esmeralda, da ViaQuatro e ViaMobilidade, respectivamente, para distribuir folhetos com orientações sobre o que fazer para se prevenir dos alagamentos, quedas de árvores, granizo e raio.

A Defesa Civil também faz plantão para esclarecimento de dúvidas dos passageiros. Nos trens das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô, além das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, da ViaQuatro, será exibido ainda um vídeo alertando para os cuidados a serem seguidos no momento dos temporais.

“Estamos realizando um grande ação de conscientização sobre os riscos da chuva nas estações do transporte metropolitano. Hoje, estamos na estação Pinheiros e continuaremos em outras estações durante o verão. Precisamos orientar a população sobre os riscos das chuvas. Prevenção é nossa prioridade máxima”, diz a capitã PM Lidiara Lennarduzzi, diretora da Divisão de Preparação da Defesa Civil.

SP Alerta Operação Chuvas

Desde o dia 1º de dezembro, a Defesa Civil desenvolve a SP Alerta Operação Chuvas, voltada ao monitoramento, emissão de alertas e contingência para as chuvas do verão. Durante o período, os agentes permanecem em prontidão e desenvolvem ações de prevenção e conscientização aos riscos, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, queda de raio, árvore e granizo.

Na última semana, o município de Peruíbe enfrentou alagamentos causados por chuva extrema. Em um único dia choveu o esperado para todo o mês de janeiro. Não foi registrada nenhuma morte.

“A SP Sempre Alerta é uma campanha que leva orientação por meio da informação. Sabemos que a informação, quando disseminada corretamente para o cidadão, salva vidas. Apesar da quantidade de áreas alagadas em Peruibe, não tivemos nenhuma morte”, destaca o coronel Henguel Ricardo Pereira, coordenador Estadual de Defesa Civil.

Além das ações que serão desenvolvidas nas estações, as pessoas podem acessar os conteúdos da Defesa Civil nos canais oficiais do Governo de SP e nas redes sociais do órgão, por meio do @defesacivilsp.

Para receber os alertas, é preciso se cadastrar enviando uma mensagem de texto para o número 40199, escrevendo no campo da mensagem o cep da localidade de interesse.

Veja abaixo imagens da ação na Estação Pinheiros nesta sexta-feira:

Defesa Civil do Estado faz ação de conscientização sobre riscos causados por temporais em estação de metrô de SP. Fotos: Pablo Jacob/Governo de SP
Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher