Ao receber o grupo tradicional de Guararema, o prefeito Zé reafirma o compromisso de valorizar e resgatar a cultura popular da cidade
“É muito importante valorizar e resgatar tradições, manter viva a cultura popular e honrar nossa memória”. Foi assim que o prefeito de Guararema, o Zé, recebeu, nesta quarta-feira (22) o grupo Moçambique Unidos na Fé, que é da cidade e faz parte da história local.
Além dos demais membros do grupo, participaram do encontro o mestre Angelino Selzzo e a contra mestra Esther Marcondes, assim como o secretário municipal de Cultura e Turismo de Guararema, Mateus Sartori, e o secretário municipal adjunto de Cultura, Michael Meyson.
“A Prefeitura e o meu gabinete estão sempre à disposição e de portas abertas. Tenho o compromisso de manter acesa a chama da tradição popular em Guararema, o que envolve as festas religiosas e as manifestações culturais como o moçambique”, diz o prefeito de Guararema, o Zé.
Na sequência, o grupo Moçambique Unidos na Fé conduziu uma apresentação de dança e música, que tem origem afro-brasileira e utiliza bastões que representam espadas, instrumentos que se assemelham a chocalhos.
Além disso, os participantes utilizam vestimentas, fitas e adornos típicos que costumam ser vistos em cortejos realizados pelas ruas dos bairros de Guararema.