InícioMapa do TesouroSuzano realiza ações de saúde mental para o ‘Janeiro Branco

Suzano realiza ações de saúde mental para o ‘Janeiro Branco

Atividades ocorrem em todos os 24 postos da cidade e envolvem palestras, caminhadas, rodas de conversa, painéis, entre outras

Em alusão ao “Janeiro Branco”, movimento social dedicado à atenção à saúde mental, a Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou uma série de atividades nas 24 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs) que visam dialogar e conscientizar a população sobre a importância de cuidar da mente. Iniciada em 2014, a campanha ganhou força nos últimos anos, principalmente com a pandemia de Covid-19, deixando pessoas reclusas e aumentando significativamente a quantidade de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em hospitais.

As ações são coordenadas pela Rede de Atenção Psicossocial (Raps) da cidade e realizadas pelos psicólogos de cada UBS. Elas incluem orientações, caminhadas, rodas de conversa, painéis, plantões de acolhimento, oficinas, entre outras atividades que abordam a importância de refletir sobre a própria vida e buscar a paz e o equilíbrio emocional. Algumas unidades, como a UBS Palmeiras, terão Sala de Espera Humanizada todos os dias, Painel de Humanização livre e mutirão de escutas em saúde mental – esta última atividade acontece em 27 de janeiro (sábado), das 8 às 15 horas. A USF Maria José Lima Souza, no Jardim Ikeda, terá caminhada no território com pacientes e profissionais em 23 de janeiro (terça-feira) e uma roda de conversa com o tema “Saúde Mental na Atualidade” no dia 26 (sexta-feira).

Em 17 de janeiro (quarta-feira), às 7h30, a USF Maria Inês Pinto dos Santos, no Jardim Revista, vai utilizar Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), como o Lian Gong, palestra, dinâmica e momento de descontração. A apresentação será realizada em conjunto com as equipes de psicologia e farmácia, com o tema “Medicalização da Vida e Saúde Mental”. Já a USF Gregório Bonifácio da Silva, na Vila Fátima, contará com plantão psicológico das 8 às 11 horas nos dias 15 e 22 (terças-feiras). A mesma unidade terá, no dia 26 (sexta-feira), o “Cine Saúde Mental”, com filmes que fazem referências e reflexões sobre o tema. A programação de cada unidade está sendo divulgada nos próprios locais, por meio de cartazes e anúncios.

O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, ressaltou a importância de a população se conscientizar sobre o tema e procurar os locais para cuidar da saúde mental. “É um tema cada dia mais presente em nossa vida. A pandemia escancarou um sério problema de depressão e ansiedade que muitas pessoas não sabiam que tinham. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que, só no primeiro ano de pandemia, a depressão e a ansiedade aumentaram em 25% no mundo. Isso é muito sério e este mês serve para alertar as pessoas de que isso precisa e pode ser tratado”, afirmou o chefe da pasta.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi lembrou que a cidade está à disposição para acolher todos que precisarem de atendimento em saúde mental. “Temos um excelente trabalho realizado pela Raps, que amplia o acesso às pessoas com transtornos mentais, em sofrimento e com problemas em decorrência do uso de drogas. Nossa gestão sempre se preocupou com este assunto e isso foi potencializado com os terríveis efeitos da pandemia. As unidades de saúde estão preparadas para acolher todos que precisarem do serviço”, finalizou o chefe do Executivo.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher