Agentes monitoram e orientam os moradores sobre os cuidados
A Prefeitura de Itaquaquecetuba está intensificando as ações de combate aos escorpiões em toda a cidade. Por meio do Centro de Controle de Zoonoses, Defesa Civil e Guarda Ambiental, os agentes monitoram as áreas mais propensas à presença do animal e orientam os moradores sobre os cuidados para evitar a proliferação.
Manter o quintal limpo e livre de entulho, além de dar atenção a barrancos, pedras, muros com reboco exposto, ralos e locais úmidos e pouco iluminados são medidas essenciais para prevenir o aparecimento do animal.
Em caso de picada, a recomendação é buscar imediatamente atendimento médico na unidade de saúde mais próxima. Se possível, tirar uma foto do escorpião pode ajudar na identificação da espécie. Ao encontrar o animal, a Guarda Ambiental deve ser acionada pelo 153 e a Defesa Civil pelo 199.
Segundo o secretário de Saúde, Gabriel Rocha, a incidência de escorpiões é mais comum durante períodos quentes. Em Itaquá, a espécie predominante é o escorpião-amarelo e seu veneno pode representar riscos à saúde. “Os escorpiões são animais venenosos e costumam se esconder com facilidade, tanto no quintal quanto dentro de casa. Estamos reforçando as ações preventivas para garantir a segurança da população e conscientizar sobre como agir ao encontrar um desses animais.”
O prefeito Eduardo Boigues destacou a importância da participação popular. “Se encontrar um escorpião, jamais tente pegá-lo ou pisoteá-lo. É fundamental que todos se unam para impedir a entrada desse animal em casa e saibam como agir ao se deparar com um deles. Vamos juntos nessa campanha”, concluiu.