InícioRegiãoGuararemaJaneiro Roxo: Prefeitura de Guararema promove conscientização sobre a hanseníase

Janeiro Roxo: Prefeitura de Guararema promove conscientização sobre a hanseníase

Combate e prevenção à doença é foco de campanha de orientação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde

26 de janeiro é o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase e por isso durante todo o mês a Prefeitura de Guararema trabalha a conscientização sobre o tema nas Unidades de Saúde. É o Janeiro Roxo, que desmistifica preconceitos sobre a doença e mostra que hanseníase tem cura, tratamento e prevenção.

A doença é infecto-contagiosa, causada pelas bactérias Micobacterium leprae e Micobacterium lepromatosis, que atingem os nervos e provocam, inicialmente, a perda de sensibilidade da pele. Os sintomas, no entanto, podem evoluir para manchas na pele, formigamento ou dormência, diminuição da sensibilidade, redução da força muscular e caroços ou nódulos pelo corpo.

Em um primeiro momento as queixas costumam ser discretas, “como dor nos nervos, dormências, formigamento, câimbras, perda de força nos braços ou pernas, perda de sobrancelhas, e dores no corpo”.  Porém, há possibilidade da hanseníase provocar incapacidades permanentes.

A transmissão ocorre pelas vias respiratórias, a partir do contato prolongado com a pessoa infectada que não esteja em fase de tratamento. Ou seja: o diagnóstico precoce é fundamental e a hanseníase não é transmitida pelo abraço ou compartilhamento de objetos, e sim por espirro, tosse ou gotículas da fala.

Informações sobre a prevenção, sintomas e também tratamento e combate ao preconceito relacionado ao tema são repassadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Guararema, tanto na UBS Lambari como na UBS Jardim Dulce e no Cesap também.

Além disso, a campanha do Janeiro Roxo também está disponível nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Guararema (Facebook e Instagram) e pelo telefone (11) 4693-8040.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher