Prefeitura reforça atrativos turísticos que tornam Guararema o destino ideal para celebrar o 471º aniversário de São Paulo neste sábado (25)
Neste sábado (25) será comemorado o 471º aniversário da cidade de São Paulo. Além de celebrar a data, a Prefeitura de Guararema aproveita para reforçar o que os visitantes confirmam: Guararema é a opção certa para passear em família em feriados e oportunidades como essa.
Quem vive em uma capital como São Paulo certamente se encantará com as belezas que Guararema, com aproximadamente 30 mil habitantes, preserva. São belezas naturais, como o rio Paraíba do Sul e o Parque Municipal da Pedra Montada; e também históricas, como a Igreja de Nossa Senhora da Escada, que abriga a única imagem de São Longuinho em altar do Brasil.
No turismo religioso, inclusive, há outras opções. Uma delas é a Igreja D’Ajuda, que foi construída por volta de 1682 e é tombada como monumento de interesse Histórico – arquitetônico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). Mas também vale conhecer a Igreja São Benedito, que é a Igreja Matriz de Guararema e fica na Praça 9 de Julho.
Falando em praças, há um circuito delas que pode ser feito em um agradável passeio a pé. Da Praça 9 de Julho pode-se tanto acessar a Praça Coronel Brasílio Fonseca, onde está o tradicional coreto do município, como também o Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Mello, onde fica o Centro Artesanal Dona Nenê.
Para chegar a estes locais, o visitante passa pelo Pátio Zé da Bala e Travessia Dona Victoria e também conhece o circuito comercial e gastronômico a partir do Boulevard Major Paula Lopes, o calçadão, onde está o Mercado Municipal Juvenal Alves Pereira. Por lá é possível encontrar diversas opções de bolos, pães, flores e outros itens.
Além de pausa para compras, uma refeição, um sorvete ou um café, quando em Guararema vale a pena tirar muitas fotos em família. Os melhores lugares para isso são o Recanto do Américo (Pau D’Alho) e o Mirante Prefeito Gerbásio Marcelino. Ambos na região central, são cartões postais imperdíveis que contam com pontos instagramáveis com o nome da cidade e vistas de tirar o fôlego.
Mas o passeio não acaba aí. A visita pode levar aos caminhos verdejantes da Ilha Grande, aos trilhos do Museu Ferroviário Estação Guararema ou à experiências únicas em meio aos animais a partir da rota de turismo rural, que conta com diversas propriedades.
Guararema tem, ainda, diversas outras rotas turísticas, que podem ser aproveitadas com o transporte público municipal (que é gratuito para todos), de carro, de bicicleta ou a pé. Todos os detalhes e também um tour em 360º, para conhecer tudo e decidir aonde ir, estão disponíveis em guararema.sp.gov.br/turismo.