Mais de 18 mil estudantes da rede municipal retornaram às salas de aulas com o início do ano letivo de 2025. Nesta quinta-feira, 6 de fevereiro, a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Educação, acolheu alunos, professores, gestores e comunidade escolar nesse momento tão importante que marca um retorno cheio de expectativas, conquistas e crescimento.
Com 49 escolas municipais e 16 unidades conveniadas, a rede promoverá ações de integração e atividades recreativas nesses primeiros dias. De acordo com a pasta, a entrega dos kits de materiais escolares deve ocorrer ainda no início do ano letivo.
No período de férias, a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos atuou na melhoria dos espaços para receber os estudantes do ensino infantil, fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). As unidades já tiveram as primeiras manutenções, que serão intensificadas de acordo com a demanda. A zeladoria foi executada em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos, com a capinação dos espaços, roçagem, poda e outros reparos para garantir conforto e segurança coletiva.
A expectativa é que 2025 seja um ano com muitas novidades na educação ferrazense. Segundo a Secretaria, as escolas receberão as reformas e adequações necessárias para garantir o melhor atendimento aos estudantes. Haverá ampliação do número de matrículas no período integral e o ensino fundamental anos finais participará do programa “Mais Ciência na Escola”, que visa fortalecer o ensino de ciências e tecnologia. Para apoiar o desenvolvimento integral dos adolescentes nos aspectos acadêmicos e socioemocionais, a rede também promoverá ações do programa “Escola das Adolescências”.
A titular da Educação, Paula Trevizolli, deu boas-vindas a todos os alunos. “Estamos muito animados com a retomada, porque nosso objetivo é oferecer uma educação justa, inclusiva e de qualidade para os estudantes ferrazenses. Na última semana, as equipes gestoras se reuniram com reuniões e alinhamentos para que possamos começar o ano letivo com foco, determinação e excelência”, pontua.
RESTRIÇÃO AO USO DE CELULAR NAS ESCOLAS
A Secretaria de Educação determinou, por meio da resolução na Lei Federal n° 1.510, que ficará proibido o uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais, inclusive telefones celulares, com o objetivo de preservar a saúde mental, física e psíquica das crianças e adolescentes, durante o período das aulas em todos os espaços escolares, incluindo recreio ou intervalo entre as aulas. O descumprimento das regras acarretará em orientação verbal, convocação de pais ou responsáveis com notificação por escrito e o estudante ficará sujeito a sanções descritas no Regimento Escolar.
“Nossas escolas promoverão oficinas, rodas de conversa e momentos de discussão sobre a dependência tecnológica e os efeitos do uso imoderado das telas e dispositivos eletrônicos. Caberá a cada uma desenvolver ações de conscientização sobre o uso responsável das tecnologias”, afirma a secretária.