InícioSão Paulo - Brasil - MundoAvião que caiu hoje na Barra Funda, em SP, era de empresa...

Avião que caiu hoje na Barra Funda, em SP, era de empresa de Porto Alegre

Uma visão de drone do local onde um pequeno avião colidiu com veículos na Avenida Marquês de São Vicente, em São Paulo, Brasil, em 7 de fevereiro de 2025. REUTERS/Tuane Fernandes

 

 

avião de pequeno porte que caiu na manhã desta sexta-feira (7) na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo, pertencia à empresa Máxima Inteligência Operações Estruturadas LTDA, com sede em Porto Alegre (RS).

A aeronave, um turboélice King Air F90 fabricado em 1981, havia sido adquirida pela empresa em dezembro do ano passado e tinha como destino a capital gaúcha.

Momentos antes do acidente, o advogado Marcio Louzada Carpena, um dos sócios da empresa, postou um vídeo da aeronave em suas redes sociais, registrando a decolagem no Aeroporto Campo de Marte. Ainda não há confirmação se ele estava a bordo no momento da queda.

O acidente

A aeronave decolou às 7h17 e, três minutos depois, a torre de comando perdeu contato com o piloto. Após percorrer cerca de quatro quilômetros, o avião caiu na região da Barra Funda, atingindo um ônibus e outros veículos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, o acidente deixou duas pessoas mortas e pelo menos seis feridas, incluindo um motociclista e o motorista do ônibus, além de pedestres que estavam próximos do local da colisão.

Dois corpos foram retirados sem vida do avião. As identidades ainda não foram confirmadas.

O avião estava registrado apenas para operações privadas e não tinha autorização para táxi aéreo. Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) estava válido até o final de 2025.

Investigação

As causas do acidente ainda são desconhecidas e estão sendo investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que enviou quatro técnicos ao local.

Testemunhas relataram que o avião tentou fazer um pouso forçado antes de cair, e que a aeronave realizou uma curva brusca antes do impacto. A queda provocou uma explosão que gerou uma grande cortina de fumaça, visível de diferentes pontos da cidade.

Equipes do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Polícia Militar foram acionadas para conter o incêndio e socorrer as vítimas. A via permanece parcialmente interditada para os trabalhos de resgate e investigação.

(Com informações da Folha de S.Paulo)

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares