InícioItaquaquecetubaGuarda Ambiental de Itaquá resgata 46 pássaros em cativeiro no Monte Belo

Guarda Ambiental de Itaquá resgata 46 pássaros em cativeiro no Monte Belo


Aves foram levadas ao CRAS Pet para avaliação e cuidados necessários

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e com o apoio da Guarda Ambiental, resgatou 46 pássaros silvestres que eram mantidos em cativeiro em uma residência no Monte Belo. A fiscalização foi feita no imóvel após denúncias.

No local, os animais em risco de extinção estavam engaiolados e foram encaminhados ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS-PET), instalado dentro do Parque Ecológico do Tietê. Uma investigação está sendo realizada pela Delegacia do Meio Ambiente (DICMA).

Os pássaros são das espécies trinca-ferro, azulão, corrupião e coleirinho. Após a verificação da saúde e boas condições, as aves serão reintroduzidas em seu habitat natural para a preservação das espécies.

“A Lei de Crimes Ambientais (9.605/98) estabelece que a criação de aves silvestres em cativeiro deve seguir os critérios do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Humanos (Ibama). Mantê-los em gaiolas sem autorização pode prejudicar sua qualidade de vida e as espécies se tornarem ameaçadas de extinção”, destacou a secretaria de Meio Ambiente, Yasmim Zampieri.

“É importante que a população saiba que estamos atentos e fiscalizando. Pássaros e aves só podem ser criados em casa com autorização ambiental. A pena é de detenção de seis meses a um ano, além de multa”, alertou o prefeito Eduardo Boigues.

Para denúncias de crimes ambientais, a Guarda Ambiental deve ser acionada pelo 153.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares