Na semana de volta às aulas, todos os aproximadamente quatro mil estudantes matriculados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I recebem kits completos de materiais
A Educação de Guararema tem o mais alto Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de todo o Alto Tietê, Vale do Paraíba e Região Metropolitana de São Paulo. A histórica nota 7,5 conquistada pela Rede Municipal de Ensino também é uma das melhores de todo o Estado e do Brasil. Assim como o acompanhamento pedagógico, um dos fatores que garantem o alto nível dos estudantes é a qualidade dos materiais entregues anualmente aos alunos.
Independentemente da idade, estejam matriculadas na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental I, as crianças de qualquer uma das 26 escolas da Prefeitura de Guararema recebem sacola temática da cidade com uma TAG de identificação personalizada com o nome do(a) aluno(a). Dentro dela há diversos materiais escolares para uso cotidiano que variam de acordo com a faixa etária, como caderno, caderno de desenho, agenda, régua, lápis, borracha, lápis de cor, canetinhas, massinha de modelar, giz de cera, tesoura e tinta guache.
Os estudantes ganham também um kit de folders informativos voltados aos pais e/ou responsáveis, sendo um com as novidades previstas para 2025 e outro com a agenda completa do ano letivo, com detalhes de todas as atividades – incluindo as extraclasse – dos vários programas educacionais.
Há, ainda, mais um item: o kit de higiene bucal, composto por creme e fio dental, escova de dentes e toalha e um folder informativo sobre escovação correta. E os materiais entregues aos alunos não param por aí. Além dos objetos que vão para casa, as crianças recebem ainda livros didáticos que ficam nas unidades escolares para uso individual.
Todo o conteúdo tem o selo SET Brasil, da Soluções Moderna, instituição que oferece livros de qualidade para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental em todo o Brasil. Alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os volumes enriquecem a experiência de aprendizado com conhecimentos didáticos pensados para instigar um aprendizado envolvente.
A abordagem socioemocional contida nos textos “prepara os estudantes para lidar com os desafios da vida cotidiana, cultivar relacionamentos saudáveis e crescer como indivíduos confiantes e capazes”. Exemplos são os livros “regulares” de cada ano letivo e também os diversos complementares, como os “Cadernos de Criatividade”, “Cadernos de Cenários”, “Agenda da Família” e “Livros de Histórias”. Há ainda os específicos de Língua Inglesa, Arte e outras competências, sempre de acordo com as faixas etárias.
A Educação de Guararema prepara, ainda, a entrega de livros literários, que serão disponibilizados em breve aos aproximadamente quatro mil estudantes da Rede Municipal de Ensino.