Atendimento para Profilaxia Pré-Exposição é oferecido gratuitamente no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), localizado no CEME
A Secretaria de Saúde de Poá iniciou nesta quarta-feira (12/02) a oferta e acompanhamento da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) para prevenção ao HIV. A estratégia é oferecida gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e consiste no uso de medicamentos de forma programada para evitar a infecção pelo vírus.
Inicialmente aprovada no Brasil para o uso diário e contínuo do medicamento, desde 2022 a PrEP também está disponível na modalidade “sob demanda”. Caso haja uma exposição (situação de risco), a droga não permite que o HIV se instale no organismo.
O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que está localizado no Centro Municipal de Especialidades (CEME), na rua Marquesa de Santos, 186, Jardim Medina, das 7 às 16 horas, sem necessidade de agendamento prévio.
A Secretaria de Saúde alerta que a PrEP não deve ser confundida com a PEP (profilaxia pós-exposição). Nesta segunda estratégia, os medicamentos são tomados após uma provável exposição ao HIV, como em caso de abuso sexual. Já PrEP significa “profilaxia pré-exposição”, neste caso a pessoa toma os remédios antes de ser exposta ao vírus, sendo indicada para quem tem maior risco de exposição, como homens ou mulheres com parceiro sorodiferente, ou seja, que se relacionam com alguém que está infectado pelo HIV.
De acordo com o secretário de Saúde de Poá, Silvanei Mamed, a equipe da pasta passou por treinamento na semana passada e está capacitada para atender e dar suporte no atendimento da PrEP. “Esse é mais um método importante que fortalece as medidas de prevenção ao HIV, sendo direcionado, principalmente, para a população mais vulnerável e suscetível. Nossa equipe está apta para realizar os atendimentos e orientar as pessoas que tiveram dúvidas, sempre com total sigilo”, explicou. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4636-3875.