A região foi escolhida para receber o piloto do programa, que oferece diagnóstico personalizado, capacitações e oportunidades de networking para empreendedores
O Alto Tietê recebeu, de maneira pioneira nesta quinta-feira (20), o piloto do programa Clube de Negócios do Sebrae-SP, que será lançado oficialmente em março no estado. Com o objetivo de aumentar o faturamento e fortalecer a rede de negócios, a iniciativa gratuita atenderá empreendedores por um período de quatro meses. Durante esse intervalo, as micro e pequenas empresas de todos os segmentos terão acesso a uma jornada customizada, levando em consideração o mercado e as oportunidades geradas.
O programa será desenvolvido por meio de um diagnóstico estruturado, que analisará o perfil do empreendedor e o momento empresarial. A partir dessa análise, será indicado o mercado potencial, considerando a fase da empresa, sua experiência e maturidade.
Para a gerente regional do Sebrae-SP, Gilvanda Figueirôa, o programa representa uma oportunidade para fortalecer ainda mais a economia do Alto Tietê. “Uma das missões do Sebrae-SP é garantir a sustentabilidade dos pequenos negócios. Quanto maior a diversidade de empresas, mais negócios podem ser realizados”, afirmou.
A capacitação contará com encontros presenciais e remotos. Ao final da jornada, os empreendedores receberão uma análise completa de seu negócio. Além do diagnóstico personalizado, o Clube de Negócios incentivará o networking entre os negócios regionais, abrirá oportunidades para novos mercados, apresentará tendências e oferecerá crédito orientado.
O gestor estadual do Clube de Negócios, Diego Smorigo, explicou que o principal objetivo do programa é aumentar o faturamento das empresas. “Isso pode ser feito de duas formas: aumentando as vendas ou diminuindo os custos operacionais. Se conseguirmos ambos, melhor ainda”, destacou.
A iniciativa se baseia em três grandes mercados: o estadual, nacional e internacional, para que os empresários ampliem sua atuação. “Hoje, o objetivo é ajustar a metodologia desenvolvida ao longo dos últimos meses, receber feedbacks dos empresários para aprimorar o modelo e colocá-lo em prática. Em março, esperamos já contar com mais escritórios participando e disseminando as práticas junto aos clientes”, reforçou Sophia Costa, coordenadora de Acesso a Mercado do Sebrae-SP.
O analista de negócios do Sebrae-SP, Kurth Tonn, esclareceu que o programa foi pensado para atender às necessidades do grupo de empresários, respeitando as particularidades de cada empreendimento. “O Clube de Negócios é um programa que reúne oficinas práticas, consultorias customizadas, reuniões e rodadas de negócios regionais e estaduais”, ressaltou.
De acordo com o apicultor Maciel Faria Benyhe, participante do Clube de Negócios, o programa deve ampliar os horizontes da empresa. “Acredito que terei acesso a muitas informações e conteúdos, além do networking. Olhamos para o mercado local, mas também podemos acessar o estadual, nacional e até o internacional. São pontes que estão se abrindo para irmos mais longe”, disse.