quarta-feira, fevereiro 26, 2025
spot_img
InícioSuzanoLeis do Programa da Boa Visão são enaltecidas em sessão solene do...

Leis do Programa da Boa Visão são enaltecidas em sessão solene do Rotary


As leis estadual e municipal que tratam sobre o Programa da Boa Visão foram um dos principais temas dos discursos da sessão solene realizada ontem (24), na Câmara de Suzano, para comemorar o Dia do Rotary. Foram concedidas homenagens aos rotarianos Enio Massachi Masuda e Mario Murakami, do Rotary Club de Suzano; Claudio Fumio Tanaka e Sidnei Marcos de Lima Franco, do Rotary Club de Suzano Sul; e Celina dos Santos Silva, do Rotary Club Satélite de Suzano Baruel, pelos relevantes serviços prestados ao município.

A solenidade foi comandada pelo presidente da Casa de Leis, Artur Takayama (PL), e contou com a participação dos vereadores André Dourado (PT); Josias Ferreira Silva (PcdoB), o Josias Mineiro; e João Batista Nogueira de Azevedo (PRD), o João Sabugo. O prefeito Pedro Ishi (PL); a primeira-dama Déborah Raffoul; o governador do Distrito 46, Juvenal Antônio da Silva; o delegado municipal do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) de Suzano, Nelson Sais; o presidente da Guarda Mirim de Suzano, Jamil Marques Figueira; entre outras autoridades da cidade, também estiveram presentes na sessão.

Em seu discurso, Juvenal Antônio da Silva contou que foi no Rotary de Suzano que surgiram na cidade as primeiras ações para doação de óculos na cidade, em 1979. “Foi um sucesso. No ano seguinte, a Prefeitura ampliou o projeto oferecendo também consultas com oftalmologistas”, explicou. “Um ou dois anos depois, a então vereadora Mercedes Murakami apresentou um projeto de lei instituindo o Dia da Visão”, contou. Silva explicou que depois disso, o ex-prefeito de Suzano, Estevam Galvão, enviou um projeto à Câmara criando a Campanha da Boa Visão. “Isso ampliou a o leque de atuação, passando também a atender os idosos. Alguns anos de seu último mandato como deputado estadual, Estevam Galvão apresentou uma lei na Assembleia Legislativa de São Paulo, ampliando para o Estado de São Paulo a Campanha da Visão”, explicou.

O prefeito de Suzano, Pedro Ishi, também fez questão de elogiar os resultados alcançados na cidade com o Programa da Boa Visão. Ele contou que, quando era secretário de Saúde de Suzano, conheceu uma mulher que tinha dois filhos com problemas visuais causados por uma doença congênita. “Aquele diagnóstico para mim foi difícil. Entrei no carro muito emocionado, porque tenho meus filhos pequenos também. Mas eu fiquei pensando quando que aquela mãe, que provavelmente não teria condições de passar numa consulta particular, poderia ter um atendimento garantido pelo Poder Público para que os filhos pudessem ter o diagnóstico e assim serem tratados”, falou, emocionado. “Fiquei surpreso ao saber que o Programa da Boa Visão nasceu no Rotary Club. São essas ações que fazem sentido na nossa vida e eu tenho certeza de que é por isso que esses cinco grandes homenageados estão aqui nessa noite, recebendo essa grande honraria. Porque eu tenho certeza que vocês fazem a diferença na vida de cada um de nós”, comentou.

O vereador André Dourado discursou em nome da Câmara. Ele falou sobre a história de criação do Rotary e ressaltou o serviço de voluntariado do grupo. “Hoje, são cinco homenageados da noite. Mas não só eles, como todos vocês, prestam um grandioso serviço para a sociedade. Não só na cidade de Suzano, mas mundialmente falando”, contou. “Essa ordem pratica o serviço voluntário a nível mundial, e é muito satisfatório acompanhar e estar aqui, podendo participar desta justa homenagem”, disse.

Representando os homenageados, Enio Massachi Massuda, falou que o Dia do Rotary é “uma data especial, que nos inspira a refletir sobre o nosso compromisso com o serviço e a transformação da nossa cidade”. “Nesse Dia do Rotary, celebramos não apenas o que foi conquistado, mas também o que podemos alcançar juntos e para que possamos continuar mostrando a magia de Rotary”, opinou.

Artur Takayama também falou sobre a data comemorativa. “É uma data que reforça o compromisso desta instituição com o serviço à humanidade. O Rotary é um exemplo de solidariedade, ética e dedicação ao próximo, valores que são essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna”, finalizou.

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

Deixe seu comentário
Seu nome por favor

- Advertisment -
Google search engine

Mais vistos