Encontro reuniu autoridades, especialistas e sociedade civil para definir estratégias de combate à fome no município
A Prefeitura de Suzano promoveu nesta segunda-feira (24/02) a audiência pública do Plano de Segurança Alimentar e Nutricional, no Cineteatro Wilma Bentivegna, no centro, com a participação de representantes do Poder Público, sociedade civil e especialistas para discutir diretrizes que garantam o acesso à alimentação de qualidade. O evento marca um passo importante na construção do plano que será implementado no quadriênio 2026/2029.
O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, enfatizou a necessidade do diálogo para o fortalecimento de políticas inclusivas. “A segurança alimentar é um direito básico. Estamos ouvindo a população, por meio da participação de entidades e outros representantes da sociedade civil, para criar medidas que realmente façam a diferença”, explicou.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego de Suzano, Mauro Vaz, também ressaltou o impacto na economia local. “Investir na segurança alimentar é também fortalecer nossa produção agrícola e gerar oportunidades para os trabalhadores”, pontuou. Já a secretária municipal de Educação, Renata Priscila Valencio Magalhães, destacou a relevância do tema para as escolas do município. “A alimentação escolar é um pilar fundamental para o desenvolvimento das crianças. Precisamos de estratégias que garantam sempre a manutenção da merenda de qualidade e nutritiva para nossos alunos”, disse.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Suzano, a primeira-dama Déborah Raffoul, também participou do encontro e reforçou o compromisso da cidade com ações solidárias. “Suzano tem um histórico de cuidado e acolhimento. Esse plano é mais um passo para ampliar nosso alcance e atender quem mais precisa”, destacou.
O prefeito Pedro Ishi também prestigiou a abertura da audiência e pontuou a importância da iniciativa para fortalecer políticas públicas na cidade. “A fome é silenciosa e o nosso compromisso é garantir que ninguém mais passe por isso, que todos tenham acesso a uma alimentação digna. Com esse plano, construiremos um futuro mais justo e saudável para Suzano”, afirmou ao destacar também sua recente visita ao secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, oportunidade em que pleiteou ações importantes como a ampliação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o projeto Cozinhalimento, que promove dignidade e oportunidade profissional.
A audiência ainda foi prestigiada pela diretora de Atenção à Saúde, Cíntia Watanabe; pelo diretor de Agricultura de Suzano, Minoru Harada; e pelos vereadores Artur Takayama; Marcos Antonio dos Santos, o Maizena; Josias Ferreira Silva, o Josias Mineiro; e João Batista Nogueira de Azevedo, o João Sabugo; além do presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Comsea), Valmor João Preis.
A minuta do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional também está disponível para consulta no site oficial da Prefeitura de Suzano, por meio do link bit.ly/minuta_segurancaalimentar, e os munícipes podem colaborar com sugestões até 28 de fevereiro pelo e-mail secretariaexecutivacmd@suzano.sp.gov.br.
