quinta-feira, fevereiro 27, 2025
spot_img
InícioSuzanoEstado oficializa entrega de 416 moradias do programa ‘Casa Paulista’

Estado oficializa entrega de 416 moradias do programa ‘Casa Paulista’

Cerimônia realizada no Residencial Villa Veneto, no bairro Chácara Estância Paulista, nesta quarta-feira (26/02), contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas

Em cerimônia marcada por muita alegria e emoção, a Prefeitura de Suzano e o governo do Estado entregaram, nesta quarta-feira (26/02), 416 apartamentos do Residencial Villa Veneto, localizado na rua Mitsuharu Matsushita, 324, no bairro Chácara Estância Paulista. A cerimônia contou com as presenças do governador Tarcísio de Freitas; do prefeito Pedro Ishi; do secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco; e de outras autoridades municipais e estaduais.

Os imóveis foram viabilizados pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) no programa “Casa Paulista”, por meio da modalidade Carta de Crédito Associativo (CCA), e construídos pela Construtora Tenda. Com esse modelo, os beneficiários pagarão apenas 20% da renda familiar por mês, com prazo de financiamento de até 30 anos. Segundo o governo estadual, os recursos utilizados são provenientes do Fundo Paulista de Habitação de Interesse Social (FPHIS), garantindo subsídios e juros zero para os moradores.

“É bom o sentimento de ter moradia, que ainda não tive. É a primeira casa no meu nome. Tenho filho, nora, três netos e um bisneto. Agora estou mais tranquila”, comemorou a aposentada Maria Aparecida Pelegrim, uma das pessoas beneficiadas.

Para a cabeleireira Deidiane Maria, a sensação é de felicidade. “Esta aqui é a primeira casa que eu tenho. Estou muito feliz, pois morava no Iguatemi e lá era uma área de risco, não dava para viver bem”, afirmou.

O investimento total na construção do residencial foi de R$ 74,9 milhões. Os apartamentos são destinados a famílias com renda de até três salários mínimos, sendo que 146 unidades foram indicadas pela Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação. 

“Hoje é um dia de conquista para 416 famílias suzanenses, que recebem as chaves do seu novo lar no Residencial Villa Veneto. Mais do que a entrega de apartamentos, este momento representa segurança, dignidade e um futuro com mais oportunidades”, disse Marcelo Melo, diretor da Regional São Paulo da Construtora Tenda.

Ele reforçou que, com mais de 180 mil unidades entregues no Brasil, a empresa segue firme no compromisso de levar moradia acessível a quem mais precisa. “E nada disso seria possível sem parcerias como a da prefeitura e do governo do Estado, que viabilizaram condições especiais por meio da CDHU. Suzano pode contar com a Tenda para que cada vez mais famílias conquistem o seu lugar no mundo”, conclui o executivo da construtora.

O secretário Marcelo Branco parabenizou as equipes da pasta de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado pelo trabalho realizado. “Queria deixar meu abraço a todos aos moradores e ao nosso governador, que faz questão de estar em todas as etapas dos programas habitacionais. E desejo que sejam muito felizes em suas moradias”, declarou.

O secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, lembrou que a região passa por uma transformação. “Nós tivemos recentemente aqui a implantação da Escola Municipal Samira Antoun Bou Assi e a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Tabamarajoara. Ou seja, é uma região bastante favorecida. Por isso, parabenizo cada família beneficiada. É um sonho realizado”, declarou.

Por sua vez, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado André do Prado, fez questão de enaltecer as gestões de Pedro Ishi e do ex-prefeito de Suzano e atual secretário do Verde e do Meio Ambiente da cidade de São Paulo, Rodrigo Ashiuchi, para a realização dos sonhos das famílias suzanenses. “Começamos um projeto há oito anos nessa cidade, onde tínhamos várias metas e propósitos a serem cumpridos. Havia construções paradas e déficit orçamentário. Demos início a uma nova era na cidade, tirando obras do papel e entregando para a população. Parabéns a todos”, declarou o parlamentar.

Durante o evento, o governador Tarcísio de Freitas recebeu, das mãos da ex-primeira-dama Larissa Ashiuchi, uma camisa do Suzano Vôlei. Ele também foi condecorado pelo prefeito Pedro Ishi com o “Título de Cidadão Suzanense”, honraria concedida pela Câmara Municipal a pessoas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da cidade, reconhecendo sua atuação e dedicação por Suzano.

Tarcísio agradeceu as homenagens e o trabalho realizado pela equipe da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação. “Hoje sou mais devedor de Suzano. Obrigado pelo carinho. É transformar vidas. Quem saiu do Iguatemi e está vindo para cá sabe o que é realizar um sonho, sair do aluguel, de área de risco. A gente consegue entregar condomínio de classe média para quem não imaginava isso. E é graças a essa equipe que trabalha muito para entregar unidades habitacionais que chegamos até aqui”, declarou.

Por fim, o prefeito Pedro Ishi enalteceu o governador e se disse grato pela sua presença na cidade. “Agradeço por estar aqui no nosso segundo mês de mandato. Sou grato pelas obras e pelos projetos. É um orgulho muito grande entregar esses apartamentos aos moradores. A cada um que tem uma história. Sei que quando entrarem por aquelas portas, uma nova e importante história se iniciará”, discursou.

Presenças

O evento desta quarta-feira contou ainda com as presenças do vice-prefeito Said Raful; dos secretários municipais Alex Santos (Governo), Arnaldo Marin Junior, o Nardinho (Esportes e Lazer), Diego Ferreira (Saúde), André Chiang (Meio Ambiente), Itamar Viana (Finanças), Paulo Pavione (Comunicação Pública), Francisco Balbino (Segurança Cidadã), Claudinei Galo (Transporte e Mobilidade Urbana), Renata Priscila (Educação), Cíntia Lira (Administração), Mauro Vaz (Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego) e Samuel Oliveira (Manutenção e Serviços Urbanos); do controlador geral do município, César Braga; e do coordenador da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Upae), Denis Watanabe.

Fizeram parte também da cerimônia o presidente da Câmara, Artur Takayama; os vereadores Adilson de Lima Franco, o Adilson Horse; João Batista Nogueira de Azevedo, o João Sabugo; José de Oliveira Lima, o Zé Oliveira; Denis Claudio da Silva, o Filho do Pedrinho do Mercado; Givaldo Freitas dos Santos, o Baiano da Saúde; Max Eleno Benedito, o Max do Futebol; Marcio Alexandre de Souza, o Marcio Malt; Josias Ferreira Silva, o Josias Mineiro; Marcos Antonio dos Santos, o Maizena; Benedito dos Santos Moraes, o Inhame; Edirlei Junio Reis, o Professor Edirlei; Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG.

Das outras cidades estavam presentes os prefeitos José Luiz Eroles Freire, o Zé Luiz (Guararema), Mara Bertaiolli (Mogi das Cruzes), Carlos Alberto Taino Junior, o Inho (Biritiba Mirim) e Saulo Souza (Poá), além do vice-prefeito poaense, Eliardo Jordão.

Da equipe da Construtora Tenda participaram, além do diretor da Regional São Paulo, Marcelo Melo, o gerente regional Marlus Werneck; a coordenadora de Negócios, Deborah Curi; a diretora de Relações Institucionais, Daniela Ferrari; e a coordenadora de Relacionamento com o Cliente, Giovanna Moretti. Por parte do governo do Estado prestigiaram a diretora de Planejamento e Desenvolvimento da CDHU, Maria Cláudia Pereira; a diretora de Atendimento da CDHU, Taciane Dalóia; e o coordenador do Programa “Vida Longa”, Elcio Sigolo.

Por fim, outras autoridades da cidade acompanharam a cerimônia, incluindo o delegado titular da Delegacia Central de Suzano, Benedito Queiroz; o delegado do 2º Distrito Policial de Suzano, Lourival Noronha; o delegado da Delegacia Central Gabriel Sandroni; o comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Evandro Mendes; e a comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano, Tatiana Orita.

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

Deixe seu comentário
Seu nome por favor

- Advertisment -
Google search engine

Mais vistos

O Bom o Justo e o Belo

NÃO É FRESCURA

COMO A FÉ OPERA

De mulher para Mulher