Cerimônia realizada no Residencial Villa Veneto, no bairro Chácara Estância Paulista, nesta quarta-feira (26/02), contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas
Em cerimônia marcada por muita alegria e emoção, a Prefeitura de Suzano e o governo do Estado entregaram, nesta quarta-feira (26/02), 416 apartamentos do Residencial Villa Veneto, localizado na rua Mitsuharu Matsushita, 324, no bairro Chácara Estância Paulista. A cerimônia contou com as presenças do governador Tarcísio de Freitas; do prefeito Pedro Ishi; do secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco; e de outras autoridades municipais e estaduais.
Os imóveis foram viabilizados pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) no programa “Casa Paulista”, por meio da modalidade Carta de Crédito Associativo (CCA), e construídos pela Construtora Tenda. Com esse modelo, os beneficiários pagarão apenas 20% da renda familiar por mês, com prazo de financiamento de até 30 anos. Segundo o governo estadual, os recursos utilizados são provenientes do Fundo Paulista de Habitação de Interesse Social (FPHIS), garantindo subsídios e juros zero para os moradores.
“É bom o sentimento de ter moradia, que ainda não tive. É a primeira casa no meu nome. Tenho filho, nora, três netos e um bisneto. Agora estou mais tranquila”, comemorou a aposentada Maria Aparecida Pelegrim, uma das pessoas beneficiadas.
Para a cabeleireira Deidiane Maria, a sensação é de felicidade. “Esta aqui é a primeira casa que eu tenho. Estou muito feliz, pois morava no Iguatemi e lá era uma área de risco, não dava para viver bem”, afirmou.
O investimento total na construção do residencial foi de R$ 74,9 milhões. Os apartamentos são destinados a famílias com renda de até três salários mínimos, sendo que 146 unidades foram indicadas pela Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação.
“Hoje é um dia de conquista para 416 famílias suzanenses, que recebem as chaves do seu novo lar no Residencial Villa Veneto. Mais do que a entrega de apartamentos, este momento representa segurança, dignidade e um futuro com mais oportunidades”, disse Marcelo Melo, diretor da Regional São Paulo da Construtora Tenda.
Ele reforçou que, com mais de 180 mil unidades entregues no Brasil, a empresa segue firme no compromisso de levar moradia acessível a quem mais precisa. “E nada disso seria possível sem parcerias como a da prefeitura e do governo do Estado, que viabilizaram condições especiais por meio da CDHU. Suzano pode contar com a Tenda para que cada vez mais famílias conquistem o seu lugar no mundo”, conclui o executivo da construtora.
O secretário Marcelo Branco parabenizou as equipes da pasta de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado pelo trabalho realizado. “Queria deixar meu abraço a todos aos moradores e ao nosso governador, que faz questão de estar em todas as etapas dos programas habitacionais. E desejo que sejam muito felizes em suas moradias”, declarou.
O secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, lembrou que a região passa por uma transformação. “Nós tivemos recentemente aqui a implantação da Escola Municipal Samira Antoun Bou Assi e a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Tabamarajoara. Ou seja, é uma região bastante favorecida. Por isso, parabenizo cada família beneficiada. É um sonho realizado”, declarou.
Por sua vez, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado André do Prado, fez questão de enaltecer as gestões de Pedro Ishi e do ex-prefeito de Suzano e atual secretário do Verde e do Meio Ambiente da cidade de São Paulo, Rodrigo Ashiuchi, para a realização dos sonhos das famílias suzanenses. “Começamos um projeto há oito anos nessa cidade, onde tínhamos várias metas e propósitos a serem cumpridos. Havia construções paradas e déficit orçamentário. Demos início a uma nova era na cidade, tirando obras do papel e entregando para a população. Parabéns a todos”, declarou o parlamentar.
Durante o evento, o governador Tarcísio de Freitas recebeu, das mãos da ex-primeira-dama Larissa Ashiuchi, uma camisa do Suzano Vôlei. Ele também foi condecorado pelo prefeito Pedro Ishi com o “Título de Cidadão Suzanense”, honraria concedida pela Câmara Municipal a pessoas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da cidade, reconhecendo sua atuação e dedicação por Suzano.
Tarcísio agradeceu as homenagens e o trabalho realizado pela equipe da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação. “Hoje sou mais devedor de Suzano. Obrigado pelo carinho. É transformar vidas. Quem saiu do Iguatemi e está vindo para cá sabe o que é realizar um sonho, sair do aluguel, de área de risco. A gente consegue entregar condomínio de classe média para quem não imaginava isso. E é graças a essa equipe que trabalha muito para entregar unidades habitacionais que chegamos até aqui”, declarou.
Por fim, o prefeito Pedro Ishi enalteceu o governador e se disse grato pela sua presença na cidade. “Agradeço por estar aqui no nosso segundo mês de mandato. Sou grato pelas obras e pelos projetos. É um orgulho muito grande entregar esses apartamentos aos moradores. A cada um que tem uma história. Sei que quando entrarem por aquelas portas, uma nova e importante história se iniciará”, discursou.
Presenças
O evento desta quarta-feira contou ainda com as presenças do vice-prefeito Said Raful; dos secretários municipais Alex Santos (Governo), Arnaldo Marin Junior, o Nardinho (Esportes e Lazer), Diego Ferreira (Saúde), André Chiang (Meio Ambiente), Itamar Viana (Finanças), Paulo Pavione (Comunicação Pública), Francisco Balbino (Segurança Cidadã), Claudinei Galo (Transporte e Mobilidade Urbana), Renata Priscila (Educação), Cíntia Lira (Administração), Mauro Vaz (Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego) e Samuel Oliveira (Manutenção e Serviços Urbanos); do controlador geral do município, César Braga; e do coordenador da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Upae), Denis Watanabe.
Fizeram parte também da cerimônia o presidente da Câmara, Artur Takayama; os vereadores Adilson de Lima Franco, o Adilson Horse; João Batista Nogueira de Azevedo, o João Sabugo; José de Oliveira Lima, o Zé Oliveira; Denis Claudio da Silva, o Filho do Pedrinho do Mercado; Givaldo Freitas dos Santos, o Baiano da Saúde; Max Eleno Benedito, o Max do Futebol; Marcio Alexandre de Souza, o Marcio Malt; Josias Ferreira Silva, o Josias Mineiro; Marcos Antonio dos Santos, o Maizena; Benedito dos Santos Moraes, o Inhame; Edirlei Junio Reis, o Professor Edirlei; Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG.
Das outras cidades estavam presentes os prefeitos José Luiz Eroles Freire, o Zé Luiz (Guararema), Mara Bertaiolli (Mogi das Cruzes), Carlos Alberto Taino Junior, o Inho (Biritiba Mirim) e Saulo Souza (Poá), além do vice-prefeito poaense, Eliardo Jordão.
Da equipe da Construtora Tenda participaram, além do diretor da Regional São Paulo, Marcelo Melo, o gerente regional Marlus Werneck; a coordenadora de Negócios, Deborah Curi; a diretora de Relações Institucionais, Daniela Ferrari; e a coordenadora de Relacionamento com o Cliente, Giovanna Moretti. Por parte do governo do Estado prestigiaram a diretora de Planejamento e Desenvolvimento da CDHU, Maria Cláudia Pereira; a diretora de Atendimento da CDHU, Taciane Dalóia; e o coordenador do Programa “Vida Longa”, Elcio Sigolo.
Por fim, outras autoridades da cidade acompanharam a cerimônia, incluindo o delegado titular da Delegacia Central de Suzano, Benedito Queiroz; o delegado do 2º Distrito Policial de Suzano, Lourival Noronha; o delegado da Delegacia Central Gabriel Sandroni; o comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Evandro Mendes; e a comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano, Tatiana Orita.