Ação com apoio de cão farejador levou à retirada de entorpecentes das ruas e à condução de suspeito à delegacia
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano, por meio do Canil, realizou uma apreensão de entorpecentes durante patrulhamento preventivo na tarde da última segunda-feira (03/03), no bairro Jardim Alterópolis. A ação resultou na detenção de um suspeito e na localização de drogas que estavam escondidas em uma área de mata e entulho.
A equipe patrulhava a rua Eziquiel Corrêa Machado, próximo à Escola Estadual Professora Yolanda Bassi, quando avistou um indivíduo que, ao notar a presença da viatura, tentou fugir. Os agentes conseguiram abordá-lo e, durante a busca pessoal, encontraram com ele um papel contendo um suposto controle do tráfico local. Diante da suspeita, o cão farejador Raksha foi acionado e teve êxito ao localizar duas sacolas pretas camufladas entre a vegetação, contendo as substâncias ilícitas prontas para comercialização.
No total, foram apreendidos 89 porções de maconha, sete de haxixe, 104 de crack, 68 de cocaína e oito frascos de lança-perfume. Ao ser questionado, o suspeito teria confessado que recebia uma porcentagem das vendas e atuava no local três vezes por semana. Diante dos fatos, o indivíduo foi conduzido até a unidade policial para as providências legais.
O secretário municipal de Segurança Cidadã, Francisco Balbino, destacou o treinamento dos agentes na identificação de atitudes suspeitas. “A GCM tem intensificado suas operações para coibir atividades criminosas e garantir mais segurança para a população. Essa apreensão reforça o comprometimento da nossa equipe no combate ao tráfico, especialmente em áreas próximas a escolas”, disse.
O prefeito Pedro Ishi também elogiou o trabalho estratégico da corporação para a retirada de drogas das ruas. “A segurança pública é uma prioridade da nossa gestão, e investimos constantemente no fortalecimento da Guarda Civil Municipal para que ações como essa sejam cada vez mais eficazes. Esse trabalho preventivo e de inteligência da GCM é fundamental para manter Suzano mais segura”, afirmou o chefe do Poder Executivo municipal.