sexta-feira, maio 16, 2025
Google search engine
InícioSuzanoTransporte realiza ação com Detran para reforçar segurança de motociclistas

Transporte realiza ação com Detran para reforçar segurança de motociclistas

Trabalho promovido pelo departamento de Educação para o Trânsito ocorreu na avenida Brasil e garantiu a distribuição de cartilhas com estatísticas e dicas de condução

A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana realizou nesta quarta-feira (19/03) uma ação em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo para reforçar a segurança de motociclistas.

O trabalho foi desenvolvido no trecho da avenida Brasil em frente ao Parque Municipal Max Feffer, onde foram distribuídos folhetos com orientações sobre a condução nas vias e brindes que incluíram cordão personalizado com mensagens educativas para uso nas chaves dos veículos.

Sob o tema “Faz seu corre sem correr”, a campanha conduzida pelo departamento de Educação para o Trânsito da pasta teve como objetivo conscientizar os motociclistas quanto aos limites de velocidade. Por isso, o material que foi compartilhado trouxe o dado que mais evidencia a importância deste tipo de iniciativa: 41% dos acidentes fatais são com motociclistas em alta velocidade.

A partir dessa informação, outros números foram trabalhados com aqueles que circulavam pelo local, como as referências aos horários em que mais são registradas ocorrências nas ruas e a necessidade da utilização dos equipamentos de proteção. Nesse sentido, foi destacado que 21% dos acidentes acontecem de madrugada, 18% de manhã, 22% à tarde e 34% à noite. Outro dado apontou que 60% dos motociclistas não utilizam os equipamentos de proteção adequados.

Quanto aos itens de segurança, houve menção à obrigatoriedade do capacete, que deve ser utilizado com o tamanho certo, sendo justo, mas não apertado; e também à vestimenta, que deve ser composta por jaqueta e calça de couro, cordura ou outro tecido resistente, com boa flexibilidade. O traje adequado ainda deve ser complementado com luvas leves e resistentes, que ofereçam proteção contra atritos e diversidades climáticas, e pelas botas, para garantir proteção para os pés, calcanhar e tornozelo, com solado de borracha.

Em relação às dicas de condução, as orientações reforçaram a necessidade de garantir distância segura para frear a 50 quilômetros por hora, utilizando o freio traseiro (35 metros), só o freio dianteiro (24 metros), e freios dianteiro e traseiro (18 metros). Também fez parte do trabalho preventivo o alerta sobre o cuidado com as zonas de ponto cego e atenção nas curvas, com a utilização da marcha menor e manutenção da aceleração constante, retomando a velocidade gradualmente ao retornar para a posição vertical.

Essa foi a primeira iniciativa desenvolvida em parceria com o Detran em 2025, que é resultado do diálogo que tem ocorrido desde o início do ano. Em 4 de fevereiro, o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Claudinei Galo, recebeu em seu gabinete os superintendentes do órgão estadual, Ícaro Eustáchio e Diego Mendes, que atuam no Alto Tietê e ABC Paulista, para discutir sobre as ações que poderiam ser implementadas em conjunto.

Galo destacou que as campanhas são fundamentais para aumentar a segurança no trânsito. “O trabalho com o Detran começou com essa iniciativa voltada aos motociclistas e terá outros enfoques nos próximos meses. Sabemos que podemos evitar acidentes com o reforço das informações relevantes para os condutores, destacando as estatísticas e as orientações que se fazem necessárias em cada contexto. Agradecemos a presença dos agentes do órgão que estiveram em nossa cidade, contribuindo com o nosso trabalho e ajudando a cidade a ter um trânsito cada vez mais seguro”, ressaltou o titular da pasta.

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

Deixe seu comentário
Seu nome por favor

- Advertisment -
Google search engine

Mais vistos