quarta-feira, maio 21, 2025
Google search engine
InícioSuzanoPrefeito anuncia estudo para criação da Casa do Artesão em Suzano

Prefeito anuncia estudo para criação da Casa do Artesão em Suzano

Comunicado foi feito nesta quarta-feira (19/03), durante a abertura da Exposição de Artesanato, realizada no estacionamento do Suzano Shopping

O prefeito de Suzano, Pedro Ishi, anunciou a realização de um estudo para a criação da Casa do Artesão, um espaço dedicado ao fortalecimento da produção artesanal e ao apoio aos trabalhadores do setor na cidade. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (19/03), durante a abertura da Exposição de Artesanato, realizada no estacionamento do Suzano Shopping.

A iniciativa, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego de Suzano, celebra o Dia do Artesão, comemorado nesta nesta quarta-feira, e reúne 70 expositores locais em um espaço de mil metros quadrados. A exposição, que acontece até este domingo (23/03), do meio-dia às 21 horas, oferece ao público uma ampla diversidade de produtos feitos à mão, incluindo itens decorativos, utilitários e artísticos.

Durante a solenidade de abertura, o prefeito destacou a importância do artesanato para a economia criativa e a identidade cultural da cidade. “Queremos que Suzano seja referência na valorização dos nossos artesãos. O estudo para a criação da Casa do Artesão é um passo importante para oferecer mais estrutura, formação e oportunidades para esses profissionais, que desempenham um papel fundamental na cultura e no desenvolvimento econômico do município”, afirmou Pedro Ishi.

O evento contou com a presença da primeira-dama Déborah Raffoul; do vice-prefeito Said Raful; do presidente da Câmara, Artur Takayama; do vice-presidente Marco Antônio dos Santos, o Maizena; e dos secretários municipais Mauro Vaz (Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego), André Chiang (Meio Ambiente), Paulo Pavione (Comunicação Pública) e Afrânio Evaristo da Silva (chefe de gabinete). Também participaram representantes de instituições parceiras como a Associação Cultural Esportiva e Agrícola de Suzano (Aceas Nikkey) e a Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Suzano, além do próprio Suzano Shopping.

A programação do evento inclui apresentações culturais diárias, sempre a partir das 18 horas, trazendo música ao vivo e criando um ambiente ainda mais agradável para os visitantes. Além disso, há uma praça de alimentação com food trucks, oferecendo diversas opções gastronômicas.

Outro destaque é o atendimento prestado nesta quarta-feira pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que orientou os expositores sobre gestão, marketing e desenvolvimento de negócios. Além disso, nesta quinta e sexta-feira (20 e 21/03), das 14 às 16 horas, os artesãos terão orientação exclusiva com a equipe do programa “Banco do Povo Paulista”, do Governo do Estado.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego ressaltou o impacto positivo da iniciativa para os artesãos suzanenses. “Nosso objetivo é fortalecer esse setor tão importante, proporcionando não apenas visibilidade, mas também capacitação e suporte para que esses profissionais possam expandir seus negócios e alcançar novos mercados”, destacou Mauro Vaz.

A realização da exposição contou com o apoio das Secretarias de Cultura, de Manutenção e Serviços Urbanos e de Comunicação Pública, bem como do Fundo Social de Solidariedade. O evento também foi prestigiado pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Suzano, Rodrigo Guarizo, e pelo seu vice, Fernando Fernandes; pela vice-presidente Samira Gardziulis; pelo gerente de Marketing do Suzano Shopping, Filipe Medeiros; pelo comandante do Tiro de Guerra, sargento Vinicius Santos; e por Claudio Leopoldo, da diretoria de Sustentabilidade da Suzano S.A.

A exposição segue aberta ao público até o dia 23 de março, no estacionamento do shopping (rua Sete de Setembro, 555 – Conjunto Residencial Iraí), oferecendo uma oportunidade única para prestigiar o talento dos artesãos de Suzano e fortalecer a economia criativa do município.

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

Deixe seu comentário
Seu nome por favor

Mais vistos