quarta-feira, março 26, 2025
spot_img
InícioMogi das cruzesCâmara realiza “Meias Diferentes” para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de...

Câmara realiza “Meias Diferentes” para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down

Com a participação de servidores, vereadores e cidadãos, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes promoveu nesta sexta-feira (21), quando se comemora o “Dia Internacional da Síndrome de Down”, o evento “Meias Diferentes”. O intuito foi promover a diversidade de forma lúdica, na qual os participantes vestiram meias coloridas, trocadas, estampadas etc.

Além da brincadeira, houve também um encontro especial na sala Dr. Sérgio Nogueira, na qual foram recebidas pessoas com a condição para uma troca de experiências. Também houve um tour pelo Legislativo e uma visita até o plenário.

O ato de conscientização foi uma iniciativa do vereador Johnny da Inclusão (Avante) e contou com a adesão de servidores, portadores da síndrome, familiares e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi, Maira Cusatis.

“Através de uma maneira simples e leve, fizemos uma provocação sobre a importância de se conscientizar. Abordamos um assunto sério de forma lúdica. A diversidade nos ensina muito. Conviver com pessoas que têm a síndrome de Down é uma lição inesquecível sobre carinho, afeto e acolhimento. Não devemos limitar ninguém, ao contrário, devemos potencializá-los”, disse o vereador.

Ana Rita Ribeiro Machado, 63 anos, veio acompanhando seu filho, Renato Ribeiro Machado, 28, portador de Down. “Ele gosta muito de eventos assim, onde ele pode encontrar os amigos e se divertir. Desmarquei até uma consulta no ortopedista para podermos participar. É uma alegria tanto para eles como para nós, as mães”.

Maria de Fátima Martins Diorio, 69, anos, mãe de Bianca Martins Diorio, 34, também falou sobre a experiência. “Sou da zona leste de São Paulo e toda a região lá não tem a estrutura que tem em Mogi.  Estou aqui há três anos e meio e fiquei muito impressionada. Tem a Apae, tem piscinas gratuitas para eles e incentivo ao paradesporto”.

Bianca também falou um pouco sobre a participação no evento. “Está muito legal aqui. Encontrei meus amigos da Apae e do paradesporto, onde eu pratico basquete. Também faço aula de dança. Foi muito engraçado e divertido participar dessa brincadeira. A gente deu muita risada”, contou.

A servidora e chefe de gabinete Isabela Pereira, 42, aderiu à brincadeira e foi mais uma a trabalhar com meias coloridas nesta sexta-feira. “O dia de hoje é um símbolo para nos lembrar que o Dia da Inclusão é todos os dias. A brincadeira é só um marco para que a gente lembre que ser diferente é normal, cada um na sua proporção, na sua necessidade. A inclusão é um exercício diário”.

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

Deixe seu comentário
Seu nome por favor

- Advertisment -
Google search engine

Mais vistos