segunda-feira, março 31, 2025
spot_img
InícioSuzanoPré-conferências iniciam debate em torno de novo Plano Municipal de Saúde

Pré-conferências iniciam debate em torno de novo Plano Municipal de Saúde

Primeira das três atividades preparatórias para a 10ª Conferência Municipal ocorreu nesta sexta-feira (21/03), reunindo cerca de 70 pessoas entre gestores, trabalhadores e usuários do SUS

A construção em torno do novo Plano Municipal de Saúde referente ao período 2026-2029 foi iniciada nesta sexta-feira (21/03) com a primeira das três atividades preparatórias para a 10ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada em 5 de abril, entre 8 e 17 horas, na Escola Municipal Antônio Marques Figueira (rua Sara Cooper, 27 – Jardim Santa Helena).

O evento inicial desse processo, que também contemplará as regiões norte e sul na semana que vem, reuniu aproximadamente 70 participantes entre gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na Câmara.

A abertura da pré-conferência da região central contou com a participação da assessora estratégica da Secretaria Municipal de Saúde, Tânia Porfírio, responsável pelo Controle Social da pasta; assim como da coordenadora de Educação Permanente de Saúde e Política de Integração Ensino-Serviço da Prefeitura de Suzano, Sandra Cardoso; e da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cleide Tomioka. Também estiveram presentes os diretores Matheus Miyake (Rede de Urgência e Emergência) e Cintia Steffens Watanabe (Atenção à Saúde).

Após leitura do regimento interno, os presentes foram divididos por grupos de discussão, de acordo com os eixos temáticos de interesse, que abrangeram “Inovação e Tecnologia das Ações e Serviços de Saúde” e “Sustentabilidade da Ampliação e Integralidade do Acesso”, que estão diretamente ligados ao contexto de Suzano, e também o debate sobre “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito”, que dialoga com as propostas que deverão ser levadas para a 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (Cestt).

Em relação aos eixos tratados nesta oportunidade, foram incluídos aspectos que estão diretamente relacionados ao cotidiano de quem atua nas unidades de saúde e de quem recebe os serviços municipais. Assim, foram colocadas em debate as questões que envolvem os prontuários eletrônicos, os relatórios gerenciais, a telemedicina, os agendamentos eletrônicos, as avaliações por totem, as demandas por faixa etária e o reconhecimento das necessidades do trabalhador em suas funções específicas.

Nos próximos dias, os moradores das outras regiões do município também terão a chance de contribuir com os avanços na saúde. Na quarta-feira (26/03), entre 13 e 17 horas, acontecerá a pré-conferência da região Boa Vista/Dona Benta no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Alberto de Sousa Candido – o CEU Gardênia (rua Teruo Nishikawa, 570 – Jardim Gardênia Azul). E na sexta-feira (28/03), será realizada a pré-conferência da região de Palmeiras, também entre 13 e 17 horas, na Casa de Cultura Professor Luiz Antonio da Silva (rua Manoel Ramos, 14 – Parque Palmeiras). As inscrições podem ser feitas no dia.

As pré-conferências e a Conferência Municipal terão como objetivo identificar os desafios locais em relação ao acesso, à integralidade e à inovação nos serviços de saúde, alinhando as propostas com as diretrizes do SUS. Além disso, será um espaço de mobilização e diálogo com a sociedade, para mapear os principais desafios da cidade na área e propor soluções que assegurem o direito à saúde para todos.

Tânia Porfírio destacou a mobilização dos munícipes que integram o SUS para as discussões em torno dos eixos propostos. “Agradecemos a todos que estiveram participando deste processo, que dá início à construção do nosso Plano Municipal de Saúde. Tivemos a oportunidade de contribuir com suas experiências neste debate, para que possamos avançar no trabalho que resultará em grandes melhorias para a Saúde de Suzano”, ressaltou a assessora estratégica.

O secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira, enfatizou a importância da participação popular nestas pré-conferências. “A mobilização de todas as partes envolvidas com o atendimento que é prestado no município faz toda a diferença para os avanços no setor. Buscamos entender os anseios da população para que possamos viabilizar a formulação das políticas públicas. Sabemos que o aprimoramento contínuo da oferta de serviços em saúde contribui significativamente para a melhoria da qualidade de vida da população”, pontuou o titular da pasta.

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

Deixe seu comentário
Seu nome por favor

- Advertisment -
Google search engine

Mais vistos