segunda-feira, março 31, 2025
spot_img
InícioFábio Ap. Doll de MoraesUM GATO, UMA IDEIA, UM UNIVERSO

UM GATO, UMA IDEIA, UM UNIVERSO

Sou fã dos felinos, eles conseguem sintetizar a elegância e a eficiência. Não é à toa que que quando se quer elogiar alguém, se diz que é um gato ou uma gata.

Mas os gatos estão muito além da beleza, eles conseguem sintetizar a eficiência, atrás de pelos brilhantes e olhos encantadores se escondem garras e presas hábeis e eficazes.
Os bigodes não estão lá só de enfeite são sensores precisos que indicam os melhores caminhos para que ele possa caçar.

São exímios caçadores, que nunca entregam seus passos, eles conseguem pisar com as patas traseiras exatamente onde pisaram com as patas dianteiras assim sempre pisam em locais seguros. Quando andam em grupos conseguem seguir todos pelo mesmo rastro, não indicando o número de caçadores.

Tem garras afiadas, mas conseguem retraí-las para acariciar e fazer carinhos.
Talvez, opinião minha, o físico austríaco, Erwin Schrödinger tenha escolhido a figura de um gato para o experimento mental do “Gato de Schrödinger”. Para exemplificar a dinâmica quântica.

Não vou entrar em detalhes sobre o que se tenta provar, mas nesse experimento um gato é colocado em uma caixa com um frasco de veneno, e o decaimento de um átomo pode liberar ou não o veneno. Dessa forma o gato fica numa sobreposição de vivo ou morto, até que se abra a caixa e seja verificado o resultado.

Eu acredito que a capacidade do gato em ser tão eficiente e de aparência tão agradável serve para chocar qualquer um que exercite o experimento.
Poderia ser um cão, um pássaro, uma barata (se bem que baratas são muito resistentes), mas ele preferiu usar um gato.

A classe desses animais, os felinos, não conseguem impor repulsa por sua imagem, talvez imponham medo, mas são muito belos: os leões, os tigres, as panteras, os guepardos, os jaguares, as jaguatiricas etc. tem um apelo à força e elegância.

Os felinos domésticos são cultuados a milênios. É muito recorrente encontrar gatos mumificados no Egito, e muitas estatuas deles em várias tumbas.
Mesmo olhando para o céu noturno o homem viu o leão, arremessado por Hércules e fixado eternamente no imaginário humano.

Digo tudo isto porque os gatos são animais sociais, vivem em bandos e sempre tem um líder, o mais experto, o mais apto e o mais forte. Sejamos como os gatos, reconheçamos quem tem a melhor condição para liderar nosso país, precisamos urgente retomar o crescimento e a evolução que tínhamos, não podemos deixar nossas riquezas serem dilapidadas e ainda aplaudirmos esses absurdos precisamos voltar a sonhar além do pão e do circo.

Precisamos voltar a pensar além, senão, nem o gato de Schrödinger vai servir para exercício mental.
Continuo rogando a Deus que dê pão a quem tem fome e fome de justiça a quem tem pão.

 

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

Deixe seu comentário
Seu nome por favor

- Advertisment -
Google search engine

Mais vistos