Evento reuniu mais de 130 pessoas para discutir a participação juvenil, enaltecer lideranças locais e impulsionar a inclusão social em Suzano
A Secretaria Municipal de Governo deu continuidade na manhã desta segunda-feira (24/03) ao “Projeto SER – Suzano Educa e Respeita”, desta vez com foco no eixo Juventude. O encontro ocorreu no Cineteatro Wilma Bentivegna (rua Paraná, 70 – Centro) e reuniu mais de 130 pessoas entre representantes do setor público, soldados do Tiro de Guerra de Suzano e integrantes da Guarda Mirim.
A iniciativa tem como objetivo capacitar lideranças locais, promovendo a inclusão e incentivando o desenvolvimento de agentes de transformação na cidade.
O encontro marcou a segunda etapa do projeto, que continuará ao longo do ano abordando uma variedade de temas. Ainda em março, os próximos eixos serão “Pessoa com Deficiência”, na quarta-feira (26/03), às 8h30, e “Idoso”, na sexta-feira (31/03), às 9 horas, ambos também no Cineteatro. A ação conta com o apoio da Secretaria Municipal de Comunicação Pública, que auxilia no desenvolvimento das atividades.
O evento contou com a presença da primeira-dama Déborah Raffoul Ishi; do vice-prefeito Said Raful; do presidente da Câmara, Artur Takayama; e dos secretários municipais de Governo, Alex Santos, e de Administração, Cíntia Lira. Também participaram dessa edição os vereadores Josias Ferreira da Silva, o Josias Mineiro; Benedito dos Santos Moraes, o Inhame; e Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG.
Impactante
Um dos momentos mais marcantes do encontro foi a palestra da vereadora de Mogi das Cruzes, Malu Fernandes, que falou sobre o tema “Protagonismo Juvenil”. Durante sua fala, Malu compartilhou um pouco da sua trajetória na gestão pública, destacando os desafios que enfrentou e como a juventude pode desempenhar um papel fundamental nas mudanças sociais. Ela enfatizou que a participação ativa dos jovens nas decisões políticas e sociais não é apenas importante, mas essencial para o futuro da sociedade.
Com um discurso repleto de frases impactantes, como “o ambiente sempre vence”, Malu conseguiu prender a atenção dos participantes e os inspirou a assumir responsabilidades e buscar espaços de liderança desde cedo. Sua fala foi um convite para que os jovens se vejam como agentes transformadores e não apenas como observadores das mudanças ao seu redor. Ela reforçou que, ao se engajar em questões que afetam a comunidade, os jovens não só constroem um futuro mais justo, mas também se empoderam, se tornando protagonistas de suas próprias histórias.
Além da atividade, a Secretaria Municipal de Governo realizou a entrega do Troféu Projeto SER, uma homenagem a apoiadores da iniciativa que contribuem para o desenvolvimento de Suzano por meio do conhecimento e da inclusão.
“A Câmara Municipal está sempre disposta a apoiar iniciativas como o ‘Projeto SER’, que capacitam nossos jovens e estimulam o protagonismo em diversas áreas da sociedade. Esse projeto representa uma grande oportunidade para que as novas gerações se tornem protagonistas na construção de uma Suzano mais justa e respeitosa”, afirmou o presidente da Câmara, Artur Takayama.
Para o secretário de Governo, que é idealizador do projeto, o evento foi um passo importante para fortalecer a liderança jovem em Suzano. “‘O Projeto SER’, em todo o seu escopo, oferece uma oportunidade única para que nossos jovens possam se educar, se respeitar e, principalmente, se engajar no desenvolvimento da cidade. Ao promover o protagonismo juvenil, buscamos inspirar uma nova geração que será responsável por transformar Suzano em um lugar mais inclusivo, igualitário e transformador”, destacou Alex Santos.
Já a primeira-dama ressaltou a importância do projeto. “É uma iniciativa fundamental o ‘Projeto SER’ para que possamos capacitar e empoderar nossos jovens, proporcionando a eles as ferramentas necessárias para se tornarem líderes e transformadores em suas comunidades. É com muito orgulho que observamos essa proposta ganhar mais força e impacto em nossa cidade”, afirmou.
Por fim, o vice-prefeito destacou a importância do protagonismo juvenil. “Investir na juventude é garantir o futuro de Suzano. O ‘Projeto SER’ abre portas para que nossos jovens se envolvam ativamente na transformação de nossa cidade, se tornando líderes conscientes e preparados para os desafios que virão. Este projeto é um marco na construção de uma Suzano mais inclusiva, que valoriza cada cidadão e oferece igualdade de oportunidades”, afirmou Said Raful.
Também estiveram presentes a vereadora de Biritiba Mirim, Thais Molina; a comandante do Departamento da Mulher de Suzano, Maria Margarida Mesquita; o presidente do PL Jovem de Suzano, Caio Fernandes; a presidente da Comissão da OAB Suzano Vai à Escola, Raciele de França Garcia Mesquita; o comandante do Tiro de Guerra de Suzano, sargento Vinícius Santos; o presidente da Guarda Mirim, Jamil Marques Figueira; a vice-presidente da Comissão do Jovem Advogado de Suzano e presidente do Rotaract Suzano, Viviane Froes; o assessor da Escola Técnica Estadual (Etec) de Suzano, Thiago Seyffert; o diretor do Departamento Interno da Cidadania, André Luis Bom Fim; e, integrando a equipe do Governo, Beatriz dos Santos Cruz e Lukas Heldt.