Durante encontro com empresários europeus, secretário Elvis Vieira destacou relevância econômica da cidade na região e suas perspectivas para o futuro
A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação apresentou o crescimento de Suzano para empresários europeus durante o “2° European Smart Cities Roadshow in Brasil”, evento que está sendo realizado nesta semana em São Paulo, na Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil, no bairro Cidade Monções, zona sul da capital, e também na cidade de Curitiba (PR).
Na última segunda-feira (24/03), o titular da pasta, Elvis Vieira, participou no primeiro dia de atividades, quando destacou a relevância econômica do município no Alto Tietê e suas perspectivas para o futuro, tendo em vista as possibilidades de investimentos e parcerias.
Durante o evento, o secretário teve a oportunidade de se encontrar com gestores da entidade comercial e com representantes de empresas ligadas a áreas de desenvolvimento urbano, incluindo o diretor-executivo da Câmara Espanhola de Comércio no Brasil, Alejandro Gómez; o cônsul-geral da Espanha em São Paulo, Pablo Montesino-Espartero; o sócio-diretor da Executive Partners, Francisco Arbós; e empresários como o CEO da Motit World, companhia especializada em soluções de mobilidade compartilhada, Valentín Porta.
Para todos os presentes, foram compartilhadas as informações que referendam o status que Suzano passou a ostentar em virtude de sua transformação na última década. Alguns dados do Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) de 2020 sustentaram essa argumentação, já que o município se consolidou como o 2° maior Produto Interno Bruto da região (R$ 12,6 bilhões) e com a 32ª economia do Estado de São Paulo. Em 2022, Suzano foi a cidade que teve o maior valor exportado no Alto Tietê, com US$ 589,8 milhões.
Conforme foi demonstrado, a cidade também se destacou em rankings nacionais: 1° lugar no ranking de execução orçamentária, 8° lugar no ranking Cidades Amigas da Internet; 28° melhor saneamento básico do país e classificação “A” na Capacidade de Pagamento (Capag); além do selo “Conected Smart Cities (Cidades Inteligentes) e prêmio “Prefeito Amigo da Criança” da Fundação Abrinq.
A evolução registrada no período compreendido entre 2017-2024 permitiu que mais de 140 obras fossem entregues e mais de 330 quilômetros de pavimentação garantissem melhores condições de mobilidade para a população. As perspectivas para o futuro ainda incluem a implantação de outros projetos relevantes como a Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec), a alça de saída do Trecho-Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21), o prolongamento da avenida Senador Roberto Simonsen, o Centro de Apoio à Criança com Deficiência, o Hospital Federal, o Terminal de Ônibus de Palmeiras Jorge Ueno e o Centro de Bem-Estar Animal.
O secretário Vieira afirmou que a cidade tem o que mostrar por todo o trabalho que tem sido desenvolvido. “Desde 2017, estamos planejando o município para o futuro, de forma que tenhamos uma cidade que respeite os seus cidadãos, do ponto de vista ambiental e social, com mais mobilidade, mais projetos sustentáveis e novas soluções de moradia. Para seguirmos nessa linha de crescimento, é fundamental nos mostrarmos para o mundo e consolidarmos parcerias e novos negócios que pavimentem ainda mais o nosso caminho”, declarou Elvis.
O prefeito Pedro Ishi frisou que o município está pronto para dar passos cada vez maiores. “Os projetos que estão em execução no município abrangem áreas diversas, que vão qualificar a educação, a saúde e o acolhimento às pessoas com deficiência. Temos o objetivo de crescer olhando para a população e identificar quais políticas públicas são adequadas para cada setor. Nossa relação com a sociedade civil organizada e com a iniciativa privada tem nos permitindo fazer mais e melhor, alcançando mais famílias em mais localidades”, pontuou o prefeito.