quarta-feira, maio 21, 2025
Google search engine
InícioSuzanoCEU Gardênia sedia segunda atividade preparatória para Conferência de Saúde de Suzano

CEU Gardênia sedia segunda atividade preparatória para Conferência de Saúde de Suzano

Evento desta quarta-feira (26/03) na região norte reuniu gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS); mesma atividade ocorrerá em Palmeiras nesta sexta-feira (28/03)

O Centro de Artes e Esportes Unificado Alberto de Souza Candido do Jardim Gardênia Azul, o CEU Gardênia, sediou nesta quarta-feira (26/03) a segunda atividade preparatória para a 10ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada dia 5 de abril, entre 8 e 17 horas, na Escola Municipal Antônio Marques Figueira, no bairro Jardim Santa Helena. A pré-conferência da região norte dá sequência ao processo que começou na Câmara, na sexta-feira passada (21/03), com a pré-conferẽncia da região central.

A diretora de Atenção à Saúde, Cíntia Steffens Watanabe, falou em nome da secretaria, que também estava representada pelo diretor de Divisão de Curadoria e Qualificação de Dados e Informatização, Sidnei Gomes da Cruz, e pelas coordenadoras Sandra Cardoso (Educação Permanente em Saúde); Nicole Moraes (Assistência Farmacêutica); Regislaine Gonçalves (Atenção Básica); Alcione Sena (Rede Alyne); e Eliane Pinheiro (Rede de Apoio à Pessoa com Deficiência).

A abertura da atividade foi realizada pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cleide Tomioka, que abriu caminho para a leitura do regimento interno e o início efetivo das atividades. Os presentes foram distribuídos por grupos de discussão, de acordo com os eixos temáticos de interesse, que abrangeram “Inovação e Tecnologia das Ações e Serviços de Saúde” e à “Sustentabilidade da Ampliação e Integralidade do Acesso”, que estão diretamente ligados ao contexto de Suzano, e também o debate sobre  “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito”, que dialoga com as propostas que deverão ser levadas para a 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (Cestt).

Em relação aos eixos tratados nesta oportunidade, foram incluídos aspectos que estão diretamente relacionados ao cotidiano de quem atua nas unidades de saúde e de quem recebe os serviços municipais. Assim, foram colocadas em debate as questões que envolvem os prontuários eletrônicos, os relatórios gerenciais, a telemedicina, os agendamentos eletrônicos, as avaliações por totem, as demandas por faixa etária e o reconhecimento das necessidades do trabalhador em suas funções específicas.

As propostas serão levadas para a 10ª Conferência Municipal de Saúde e se somarão àquelas registradas na primeira etapa, no Centro, que incluem, entre outras, uma análise técnica para viabilização de revisão do modelo de atenção implantado em algumas unidades, e também o estabelecimento de parceria entre pastas municipais para viabilizar o acesso de transporte ao serviço de saúde de pacientes com alta vulnerabilidade social, em tratamentos especializados.

A mesma atividade ocorrerá em Palmeiras nesta sexta-feira (28/03), entre 13 e 17 horas, na Casa de Cultura Professor Luiz Antonio da Silva (Rua Manoel Ramos, 14 – Parque Palmeiras). Conforme foi feito nestas duas primeiras oportunidades, as inscrições poderão ser feitas no dia.

As pré-conferências e a Conferência Municipal terão como objetivo identificar os desafios locais em relação ao acesso, à integralidade e à inovação nos serviços de saúde, alinhando as propostas com as diretrizes do SUS. Além disso, será um espaço de mobilização e diálogo com a sociedade, para mapear os principais desafios da cidade na área e propor soluções que assegurem o direito à saúde para todos.

A diretora de Atenção à Saúde destacou a mobilização dos munícipes que integram o SUS para as discussões em torno dos eixos propostos, com importante participação dos segmentos de usuários, gestores e trabalhadores. “Agradecemos a todos que estiveram participando deste processo, que dá início à construção do nosso Plano Municipal de Saúde. Tivemos a oportunidade de contribuir neste debate, para que possamos avançar no trabalho que resultará em grandes melhorias para a Saúde de Suzano”, ressaltou Cintia.

O secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira, enfatizou a importância da participação popular nestas pré-conferências. “A mobilização de todas as partes envolvidas com o atendimento que é prestado no município faz toda a diferença para os avanços no setor. Buscamos entender os anseios da população para que possamos viabilizar a formulação das políticas públicas. Sabemos que o aprimoramento contínuo da oferta de serviços em saúde contribui significativamente para a melhoria da qualidade de vida da população”, pontuou o titular da pasta.

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

Deixe seu comentário
Seu nome por favor

Mais vistos