Aberto ao público, evento com foco na elaboração de propostas construtivas será realizado das 8 às 17 horas do dia 05/04 (sábado) na Estação Literária “Profª Maria de Lourdes Évora Camargo”
Com o tema “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, a Prefeitura de Guararema realiza, no próximo dia 05/04 (sábado), a 2ª Conferência Municipal da Cidade. Aberto ao público, o evento será realizado das 8 às 17 horas na Estação Literária “Professora Maria de Lourdes Évora Camargo”, ao número 233 da rua 19 de Setembro.
Podem participar todos os munícipes interessados em trabalhar para o desenvolvimento de Guararema, a partir da elaboração de propostas construtivas e pertinentes em três eixos diferentes.
Conforme as orientações propostas pela cartilha da 7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas, emitida pelo Governo do Estado de São Paulo, os trabalhos terão foco em Urbanismo e Habitação, com ênfase em “espaços públicos inclusivos”; Infraestrutura e Mobilidade, com ênfase em “mobilidade sustentável”; e Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, com ênfase em “Áreas verdes e áreas protegidas”.
Os trabalhos serão iniciados às 8 horas, com o credenciamento dos participantes da sociedade civil, dos poderes executivo e legislativo, do terceiro setor e de entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos. Na sequência será realizado o ato público de abertura, com a leitura e aprovação do regulamento da conferência.
A partir deste momento o público poderá interagir em palestras sobre os eixos temáticos acima mencionados. Entre os palestrantes estão o professor, arquiteto e urbanista graduado pela Universidade Braz Cubas com doutorado pela Universidad Politecnica de Barcelona, Ciro Pirondi; e a educadora ambiental graduada em engenharia florestal pela UFPR com mestrado e doutorado em educação ambiental pela Unicamp, Carla Panzeri.
Ambos os profissionais, assim como o corpo técnico da Prefeitura de Guararema e do Conselho Municipal da Cidade (Concid), estão preparados para introduzir os participantes nas questões relacionadas às temáticas abordadas. O objetivo é que, após, durante a tarde, o público seja dividido em três grupos para formular e debater propostas.
Os grupos serão formados por membros selecionados durante o evento, conforme manifestação de interesse de cada participante. Com base nos conceitos apresentados nas palestras e conforme as regulamentações da 2ª Conferência Municipal da Cidade e as legislações municipais, estaduais e federais vigentes, estes grupos terão a tarefa de estabelecer e elencar sugestões de soluções para o desenvolvimento municipal e regional.
Ao final do evento as propostas mais contundentes e relevantes de cada eixo de trabalho serão selecionadas para encaminhamento à 7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas, que será realizada nos dias 27 e 28 de junho de 2025.