quinta-feira, abril 17, 2025
Google search engine
InícioSuzanoCultura define programação do Cineteatro para este mês

Cultura define programação do Cineteatro para este mês

Filmes, séries e documentários nacionais são oferecidos gratuitamente para diferentes faixas etárias; para assistir às oito sessões basta chegar ao local com alguns minutos de antecedência

A Secretaria de Cultura de Suzano definiu a programação do Cineteatro Wilma Bentivegna (rua Paraná,70 – Centro) para abril e, desta vez, o objetivo do espaço é enaltecer a arte brasileira. Uma das mostras que serão exibidas no período é a “Anima-se!”, que visa dar mais visibilidade para filmes e séries animadas produzidas por produtores nacionais; já a segunda é “Olhares Brasileiros”, viabilizada por por meio do projeto “Pontos MIS”, que vai homenagear os cineastas e produtores de todo o país.

Ao todo, serão oito sessões gratuitas que vão ocorrer sempre às quartas-feiras. Interessados devem chegar ao local pouco antes do início das sessões para garantir um lugar.

A mostra “Anime-se” é voltada para o público infantil e vai ocorrer sempre às 14h30, com classificação livre, ao passo que “Olhares Brasileiros” será exibido às 19 horas para diferentes públicos. A primeira exibição acontece no dia 9 com a animação “Passo de Tartaruga” (2021), que conta a curiosa jornada dos pequenos animais, como nascem, onde moram, seus desafios e curiosidades. Já no período da noite, a mostra “Pontos MIS” apresenta o filme “Xingu-Tokyo: uma conexão Ancestral”, com classificação indicativa de 16 anos. O documentário conta a história da arte indígena brasileira, ancestralidade e identidade.

Já no dia 16, a animação “A turma do folclore” (2018) mostra de forma didática a preservação da natureza e o cotidiano das criaturas que vivem nesse ambiente. Mais à tarde, “Sabores do Templo – A Simplicidade da Cura” conta a história de três monjas que vivem uma jornada fascinante nos templos budistas da Coreia do Sul em busca de respostas sobre a natureza e os seres humanos. O documentário é livre para todos.

A exibição do dia 23, “Criando juntos”, é uma série educativa e conta a história de momentos importantes ocorridos no Brasil, de uma forma construtiva e divertida. No período noturno o filme “Invasores” (2016), para maiores de 14 anos, retrata o sonho de uma jovem boliviana de cursar Música na Universidade de São Paulo (USP) e todos os desafios que ela encontrará no caminho.

Para encerrar a programação, mais dois filmes serão exibidos no dia 27. O primeiro é “Tromba Trem” (2022), que retrata um elefante estabanado que abandona seus amigos pela fama, mas que acaba caindo em uma investigação criminal que aponta a antiga celebridade como principal suspeito. No período noturno, o documentário “Haenyeo – A Força do Mar” vai contar a história de um fotógrafo que mostra como uma pequena comunidade de mulheres consegue mergulhar nas profundezas do oceano usando somente força física.

Para o secretário José Luiz Spitti, a escolha dos filmes foi feita pensando nos diferentes gostos dos moradores. “Ninguém ficará de fora. As vastas categorias de filmes selecionadas foram pensadas exclusivamente na diversidade da nossa cidade, crianças, adultos, idosos e adolescentes, estão todos convidados às sessões do Cineteatro Wilma Bentivegna”, destacou o chefe da pasta.

“A valorização da cultura nacional também foi tópico para o debate das escolhas dos filmes deste mês. O Brasil é um país recheado de práticas e costumes variados, explorar a nossa cinegrafia é encontrar verdadeiras obras primas”, acrescentou o secretário.

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

Deixe seu comentário
Seu nome por favor

- Advertisment -
Google search engine

Mais vistos