quinta-feira, abril 17, 2025
Google search engine
InícioFerraz de VasconcelosProjeto prevê atividades esportivas para crianças e jovens com deficiência

Projeto prevê atividades esportivas para crianças e jovens com deficiência


A cidade de Ferraz de Vasconcelos poderá instituir a política pública de integração de crianças e jovens com deficiência em atividades esportivas e jogos. A medida faz parte do projeto de lei nº 0018/2025 apresentado pelo vereador Diego Pinheiro de Oliveira (PL), o Diego de Souza, na sessão ordinária, na terça-feira, dia 1º. A proposta tem por objetivo promover a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos beneficiários.

A matéria ainda não tem data para ser votada. Além disso, a iniciativa também pretende proporcionar o fortalecimento do espírito coletivo e, acima de tudo, um sentimento de cidadania e pertencimento de crianças e jovens com deficiência na cidade. O programa
deverá ser criado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e, com isso, oferecer o acesso às categorias esportivas adaptadas para crianças e jovens enquadrados no segmento mencionado nas modalidades coletivas e individuais, respeitando assim as especificidades de cada deficiência.

Por outro lado, o texto prevê que essas tarefas sejam efetuadas em parceria com escolas, entidades e associações que atendem crianças e jovens com deficiência. A ideia é garantir que esses cidadãos possam participar de jogos, competições e eventos esportivos, dentro de um ambiente inclusivo e acessível. Por sua vez, os programas e as agendas esportivas a serem oferecidos devem respeitar as orientações de profissionais especializados nas áreas de educação física, fisioterapia e pedagogia.

O projeto de lei estabelece ainda que o Poder Executivo terá de ofertar um processo de qualificação contínua dos profissionais envolvidos nas atividades afins e, ao mesmo tempo, tornar o ambiente respeitoso, inclusivo e valorizar a diversidade. Já o Palácio da Uva Itália terá de destinar verbas específicas para o financiamento das obrigações dentro do seu orçamento anual.

Por fim, a pasta de Esporte e Lazer precisará fazer eventos periódicos para divulgar a inclusão social por meio do esporte.

Por Pedro Ferreira

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

Deixe seu comentário
Seu nome por favor

- Advertisment -
Google search engine

Mais vistos