domingo, abril 13, 2025
Google search engine
InícioRibeirão PìresRibeirão Pires recebe equipe de São Bernardo para troca de experiências sobre...

Ribeirão Pires recebe equipe de São Bernardo para troca de experiências sobre bem-estar animal

Visita fortalece parceria regional e amplia diálogo sobre proteção da fauna entre as cidades

Equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal da Prefeitura de São Bernardo do Campo estiveram em Ribeirão Pires nesta segunda (7) para conhecer o trabalho da equipe de Bem-Estar Animal. A iniciativa marca o início de uma parceria intermunicipal voltada à proteção da fauna e à preservação ambiental.

A visita aconteceu na base da equipe de Bem-Estar Animal de Ribeirão Pires e reuniu representantes das duas cidades, além de integrantes da Polícia Ambiental da GCM de São Bernardo. O encontro teve como objetivo promover a troca de experiências e estreitar laços institucionais visando à construção de um mecanismo colaborativo entre os municípios da região.

Ligada à Secretaria de Clima, Meio Ambiente e Habitação, a equipe de Bem-Estar Animal de Ribeirão Pires tem sido referência na atuação integrada de veterinários, biólogos e agentes públicos no cuidado com a fauna urbana e silvestre. O modelo chamou a atenção da gestão de São Bernardo, que recentemente inaugurou seu próprio departamento voltado ao tema.

“Nosso objetivo é compartilhar experiências que possam contribuir com o avanço das políticas públicas voltadas ao bem-estar animal. Essa troca fortalece não apenas nossas ações locais, mas também a integração regional”, destacou Temístocles Cristofaro, secretário de Clima, Meio Ambiente e Habitação de Ribeirão Pires.

Durante a visita, os técnicos e gestores conheceram as rotinas de atendimento, protocolos de resgate, reabilitação e encaminhamento de animais em situação de risco, além de ações educativas promovidas pela equipe de Ribeirão Pires junto à comunidade.

Representando São Bernardo, participaram da visita Joyce Quintino, secretária adjunta da SEMAS (Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal); Thami Izumi, diretora do Departamento de Licenciamento e Avaliação Ambiental; José Roberto Gil Fonseca, diretor do Departamento de Proteção Animal; Sandra Nittolo, diretora da Seção de Proteção Animal, e Patrícia Sanchez Peres, bióloga da SEMAS.

Marcus Leap, subsecretário de Fauna de Ribeirão Pires, destacou a relevância da integração técnica entre as equipes. “Temos muito a aprender e a ensinar. Cada cidade possui realidades distintas, mas os desafios são semelhantes. A união entre municípios permite enfrentar esses desafios de forma mais eficiente.”

O intercâmbio também abre caminho para futuras ações conjuntas, como campanhas de adoção, mutirões de castração, capacitações e protocolos de resgate em áreas de divisa.

Com a consolidação dessa aproximação, as prefeituras pretendem ainda estimular a criação de Consórcio Técnico Regional, com o envolvimento de outras cidades do Grande ABC, para ampliar o impacto das políticas de proteção animal em todo o território.

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

Deixe seu comentário
Seu nome por favor

- Advertisment -
Google search engine

Mais vistos