Ave silvestre foi encontrada em uma residência no bairro Rincão das Lendas e encaminhada para cuidados especializados
O Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano realizou, na tarde do último domingo (06/04), o resgate de uma arara-canindé com sinais de maus-tratos. A ave silvestre foi localizada em uma residência no bairro Rincão das Lendas, no distrito de Palmeiras, e posteriormente encaminhada ao Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres (Cetras), do Parque Ecológico do Tietê, onde receberá os cuidados necessários.
A ocorrência foi registrada por volta das 14h30, após a GCM ser acionada via rádio para atender a uma solicitação de resgate de animal silvestre. No endereço indicado, localizado na rua Canários, a equipe foi recebida pelo morador, que informou que a arara havia aparecido em sua casa. Sensibilizado com a situação, ele acionou a guarda para garantir o socorro do animal.
Após avaliação da equipe do GPA, foi constatado que se tratava de uma arara-canindé, espécie nativa presente em biomas como a Mata Atlântica, o Cerrado, o Pantanal e a Amazônia. A ave apresentava indícios de maus-tratos e, por isso, foi imediatamente conduzida ao Cetras. No local, ela passará por reabilitação e, após os devidos tratamentos, será avaliada a possibilidade de retorno ao seu habitat.
O secretário municipal de Segurança Cidadã, Francisco Balbino, destacou a importância da ação. “A gente sabe o quanto esses resgates fazem a diferença. A arara estava debilitada e, graças à equipe da GCM, agora está recebendo os cuidados certos. Esse tipo de ação mostra como é importante a população colaborar e acionar a Guarda quando encontrar animais silvestres fora do habitat”, afirmou o chefe da pasta.