Evento tem o objetivo de formular políticas públicas e diretrizes para os trabalhos no setor
O Conselho Municipal de Saúde de Poá, com apoio da Prefeitura, realiza no próximo dia 11 de abril, na Câmara Municipal, a 9ª Conferência Municipal de Saúde, que neste ano traz como tema central: “Saúde do Trabalhador – Quem Cuida de Quem Cuida”. O evento tem o objetivo de formular políticas públicas e diretrizes para os trabalhos no setor.
A recepção com o credenciamento dos participantes começa às 8h30 e a formação da mesa para início dos trabalhos às 9h30. A 9ª Conferência contará com debates e palestras sobre Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, as novas relações de trabalho e participação popular na saúde dos trabalhadores e trabalhadoras para o controle social.
Para o secretário de Saúde de Poá, Silvanei Mamed, a conferência é um momento essencial para a construção de políticas públicas voltadas à melhoria do atendimento à população. “Vamos reunir gestores, profissionais da saúde e representantes da sociedade civil para discutir propostas e diretrizes que fortaleçam o Sistema Único de Saúde em nosso município”, afirmou o secretário.
Já o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Poá, João Simões Júnior, ressaltou que as Conferências Municipais são espaços democráticos e participativos, onde funcionários, gestores e a população se reúnem para debater e aprovar propostas que impactam diretamente as políticas públicas de saúde nos âmbitos municipal, estadual e nacional. “Poá vem conquistando importantes espaços. Nas últimas conferências tivemos representantes nas etapas estadual e nacional, com propostas elaboradas no município que foram aprovadas em âmbito nacional”, destacou.
O prefeito de Poá, Saulo Souza, destacou que ampliar e melhorar os serviços de saúde do município é uma das prioridades da gestão. “Sabemos das demandas da população e, por isso, iniciamos nosso governo com duas edições do Mutirão Poupatempo da Saúde para reduzir as filas de exames e consultas. Também vamos implantar o Centro de Saúde da Mulher e outros serviços importantes. A participação da população e dos profissionais da saúde, por meio da Conferência, é fundamental para identificar as principais dores do setor e construir soluções eficazes”, afirmou.