Como algumas emendas individuais impositivas apresentadas nos anos de 2021, 2022 e 2023 ao orçamento de Ferraz de Vasconcelos tiveram a sua execução impossibilitada por razões técnicas, o vereador Claudio RobertoSquizato (PV) fez o remanejamento das propostas obrigatórias no valor de R$398 mil. Para ele, a verba transferida destina-se à castração gratuita de cães e gatos na cidade.
A meta é fazer 300 esterilizações mensais.
O cadastramento, ou seja, o processo de inscrição e triagem das famílias tutoras contempladas e os procedimentos cirúrgicos nos animais de estimação deverão ser feitos na Clínica Veterinária Municipal Rafael Loureiro Machado, no Sítio Paredão. De acordo com o parlamentar e ativista da causa animal na cidade, a sua iniciativa ao proceder o remanejamento das emendas individuais impositivas de anos anteriores visa alcançar mais de 1,3 mil castrações.
Na prática, a decisão contribui fortemente para aumentar o atendimento da demanda do já bem-sucedido programa municipal de castração desenvolvido em bairros diferentes da cidade pela Secretaria Municipal do Verde, Proteção e Bem-Estar Animal. Para Squizato, o processo de esterilização ganhou um avanço considerável, sobretudo, durante as gestões da prefeita, Priscila Gambale (Podemos), iniciadas em 2021.
Por isso, o vereador aproveitou para parabenizar a gestora por adotar essa política pública.
Segundo ele, como o tratamento veterinário em geral é bastante caro e, portanto, várias famílias tutoras não têm dinheiro para bancar as despesas de uma cirurgia de castração, por exemplo, é de suma importância que o poder público faça isso de forma sistemática.
“A castração do animal de estimação é um ato de amor, já que o processo evita doenças como, por exemplo, o câncer. Squizato agradeceu também o titular da Fazenda, Pedro Paulo Teixeira Junior por ter feito o remanejamento por decreto.