Com foco em minimizar o impacto de fortes chuvas nos bairros Nogueira, Dona Anísia e Luís Carlos, projetos foram apresentadas ao corpo técnico da Prefeitura nesta quarta-feira (16)
Encomendados pelo Governo do Estado de São Paulo e coordenados pela Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas – antigo DAEE) em parceria com a Prefeitura de Guararema, os estudos e projetos para obras de combate às enchentes em Guararema registraram importantes avanços nesta semana. Em reunião realizada nesta quarta-feira (16) foram apresentadas soluções viáveis para minimizar os impactos provocados por fortes chuvas no município, com foco nos bairros Nogueira, Luís Carlos e Dona Anísia.
Durante o encontro, que teve a participação do prefeito de Guararema, o Zé, o consórcio responsável pelos estudos apresentou a conclusão dos trabalhos que foram iniciados em 2023, envolvendo levantamento de informações básicas, estudos hidrológicos e hidráulicos e análise de alternativas para a bacia do Ribeirão Guararema, que abrange grande área de Mogi das Cruzes.
O objetivo dos trabalhos, que foram custeados a partir de R$ 1,4 milhão repassados pelo Governo do Estado de São Paulo, é minimizar os impactos provocados por fortes chuvas ao mesmo tempo em que se faz o manejo sustentável de águas pluviais e se promove serviços ambientais para beneficiar os moradores e a cidade como um todo. Em outras palavras, as opções apresentadas à Prefeitura consistem em Soluções Baseadas na Natureza (SbN).
Entre as ideias estão a criação de áreas alagáveis, intervenções responsáveis no curso d’água e alternativas sustentáveis para o manejo de águas em termos de disponibilidade, qualidade, controle de riscos e segurança hídrica para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas globais.
Estas medidas, que contam com projetos já formatados e que foram apresentados nesta quarta-feira (16), contribui para o desenvolvimento sustentável de Guararema, já que vão de encontro a diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas. Além disso, entre os benefícios estão a gestão de águas pluviais e prevenção de enchentes, a recuperação e proteção ambiental, o bem-estar da população, a educação ambiental e o equilíbrio junto à natureza.
“As soluções apresentadas ao nosso corpo técnico vão de encontro ao pensamento que temos em nossa gestão: criar alternativas viáveis e de múltiplos usos. Nossa expectativa é, da maneira mais rápida possível, trabalhar para angariar recursos junto ao Governo do Estado de São Paulo e então iniciar as obras. E neste sentido Guararema conta com o apoio dos sempre presentes deputados estadual André do Prado e federal Marcio Alvino”, afirma o prefeito de Guararema, o Zé, que agradeceu o empenho de todos os presentes no encontro.
Participaram, além do prefeito Zé, a equipe da SP Águas, formada pela secretária executiva Marcia Eliza da Silva e pelas representantes Fernanda Helena de Almeida Mendes e Gisele Camargo; a equipe do consórcio responsável pelos estudos, formada pela engenheira Gabriela Evaristo, pela bióloga especialista em arquitetura de paisagem Maitê Bueno Pinheiro, pela assistente Larissa Soares de Carvalho e pelo engenheiro mecânico Leandro Silva Sousa Rattis.
Também estiveram presentes o secretário municipal de Obras, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal de Guararema, Evail Gonçalves Junior, a chefe de gabinete da Pasta, Sandra Olivieri e o secretário municipal adjunto de Meio Ambiente Leandro de Leon; o vereador licenciado e secretário municipal de Gabinete, Irineu Claudio Leite; o vereador licenciado e secretário municipal de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida, Sidnei Leal; e outros servidores municipais.